21 de maio de 2010

PLANTAS MEDICINAIS



PLANTAS MEDICINAIS

Aqui não se pretende fazer indicações ou prescrições de qualquer tratamento ou uso de plantas; coisa que deve ser feita por profissional especializado.

Nosso foco de trabalho é a localização de plantas o registro das informações contidas na literatura, nas pesquisas científicas e na cultura popular, como forma de manter vivo o conhecimento sobre plantas medicinais.

- Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica Editora Ateneu 2003 . Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, Universidade Federal de Viçosa 1995. Franco, Lelington Lobo As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998 . Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga.

- Maiores informações com Aécio Mendes -begin_of_the_skype_highlighting 35 98062310 end_of_the_skype_highlighting ou e-mail saudeamas@yahoo.com.br

Projeto financiado com recursos da AMAS ( Associação Mineira de Assistência á Saúde. Varginha – MG

ALECRIM ( Rosmarinus officinalis ) possui propriedades: anti-reumática, eliminador de gases, cefálica, estimulante cardíaco, hipotensora, vulnerária emenagoga e cicatrizante. Combate principalmente : diabetess II, debilidade do coração doenças hepáticas, úlceras , queda de cabelo, problemas digestivos, dor de estômago, dor de cabeça nervosa, vertígem, perda de memória, queda de cabelo, pressão alta, dores musculares, dores nas articulações, depressão fraqueza , cansaço físico e intelectual, problemas intestinais, problemas renais e doenças das vias respiratórias. Contra indicações: não deve ser usado por mulheres grávidas , podendo provocar aborto. Modo de usar: 7 gramas da planta para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. No uso externo: banhos e compressas. **Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

ALECRIM DO CAMPO – Estimulante físico, mental e ante-depressivo. Combate principalmente Esgotamento físico e mental, depressão e distúrbios intestinais. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: uma colher das de sopa de folhas ou para meio litro de água. Tomar até três copos ao dia. Fonte: Cultura popular.

Alergias: calêndula

ALFAVACA (Ocimum basilicum), também conhecida como: alfavaca de vaqueiro, folha larga dos cozinheiros, manjericão doce, basilicão, basílico grande, basílico comum e basílico doce, possui propriedades: galactogenica, tônica, diurética, carminativa, estomáquica, emenagogoga, sudorífera. Combate principalmente: estomatite, afta, bronquite, faringite, dor no útero, cólica, diarréia, problemas dor na garganta, problemas respiratórios, problemas das vias urinárias, flatulência, insônia, crise nervosa, feridas nos seios, prisão de ventre alem de aumentar a produção do leite. Modo de usar: 4 gramas de folhas para meio litro de água quente; deixar repousar (tampado) durante 6 horas tomar um copo três vezes ao dia. No uso externo 10 gramas de folha para um quarto de litro de água e banhar o local afetado. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998; Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga. Segundo o costume popular, o chá é diurético, estimulante, sudorífero, digestivo, elimina pedras dos rins; os emplastos eliminam: inflamações dos testículos, reumatismo, paralisias, inchaço nas pernas.; usada em gargarejos combate as aftas; sob a forma de bochecho, combate estomatites.

ALFAZEMA – anti-séptico, estimulante, cicatrizante, digestiva, ante-depressiva, ante-espasmódica, refrescante, e hipotensora. Combate principalmente pressão alta, dor de cabeça, enxaqueca, diurética, anúria ( ausência ou escasses de urina), gripe, bronquite, ausencia de menstruação, asma, doenças do fígado e baço; nervosismo, dor de cabeça, neurose cardíaca, ventosidade. As mulheres têm nela um regulador das menstruações. Sua essência combate piolhos e outras parasitas. Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998; Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Almeirão Coadjuvante nas dietas de emagrecimento e atua no combate da apendicite.

Amarelão :ver anemia

Amigdalite: goibeira ,malva, sálvia, tanchagem

AMOR–DO–CAMPO – Ainda com o nome de amor-agarrado, é usado na medicina como depurativo do sangue, diurético, elimina corrimento da uretra e da bexiga, rins e doenças do fígado. É benéfica em aplicações em moléstias de pele como herpes e impigens.

AMOR-PERFEITO – Conhecida também com o nome: flor-da-trindade, violeta de três cores. Os seus valores terapêuticos são: purificador do sangue, algo laxante, atua sobre as glândulas linfáticas, mau funcionamento dos rins com retenção de líquidos (edema). O povo faz uso deste medicamento na crosta láctea das crianças, eczema que dá no rosto e na cabeça com coceira. Usado contra a vontade contínua de urinar, emissão abundante de urina fétida, palpitações do coração, poluições noturnas com sonhos que causam inquietação. Para as indicações acima usa-se o chá com 10 g de flores ou 20 g de folhas para um litro de água a ferver, 3 a 4 xícaras por dia.

Anemia : dente de leão, hortelã, jurubeba, picão, quebra-pedra.

Anemia feminina ( clorose) – milihomem

Anemia nervosa: calendula

Anemia: assa-peixe , alecrim , arnica, agrião, carqueja, confrei

Angina : arnica: erva de santa maria , sabugueiro, calendula, guaraná

ANIS – Chamado de "Erva-doce". Chá de uma colher de semente combate: cólicas das crianças, diarréia crônica; provoca sono, evita desmaios, aumenta o leite das mães; é digestivo e contra azia. Tem ação sobre o cérebro, facilitando trabalhos intelectuais. Aumenta a urina; estomacal e emenagogo.

Ansiedade: capim limão, camomila, maracujá, melissa, ginseng

Antiabortivo : calendula

Antibiótico: carqueja, tanchagem

Anticoncepcional : stévia

Antiinflamatório

Apendicite: tanchagem

Aperiente: alecrim , camomila catuaba, carqueja , erva de bicho, funcho, mentrasto, carqueja, ginseng

APERTA-RUÃO – Esta planta é fortemente controla secreções. Externamente serve seus cozimento para lavar feridas, em banhos, fazer bochechos. Combate o mau hálito, diarréia, gonorréia e males do fígado.

Apetite: falta :ver aperiente

ARARUTA – É do rizoma que se extrai uma fécula branca, a tapioca comercial, empregada nas confeitarias, na confecção de biscoitos, bolos e doces. Seu mingau fortalece os fracos, crianças e idosos. É muito recomendado para as crianças com problemas intestinais, distúrbios digestivoss. Aplica-se também em feridas purulentas; é contraveneno de cobra.

ARNICA – Combate principalmente Inflamações, fortalece o coração e evita a coagulação do sanguetoxicologia: altas doses provocam irritação no aparelho digestivo e interferência no sistema nervoso central.

AROEIRA – Não é aquela que causa alergias. Indicada para banhos no reumatismo, dor ciática, diarréias e disenterias; é controla secreções. A casca é de valor contra as feridas, tumores, inflamações em geral, hemorragias internas, cicatrizante e problemas respiratórios. Os jesuítas preparavam com a resina o famoso bálsamo das missões, anacauita é boa também.

ARRUDA

ARTEMÍSIA - Bom para o sistema nervoso, anemia, fraqueza em geral, fígado; provoca menstruações suprimidas, doenças uterinas; elimina gases; combate a verminose (chá das flores). O chá de Artemísia, tomado durante oito dias antes do parto, aumenta as secreções das mucosas genitais e facilita o parto.

Artereosclerose

Arteriosclerose: arnica, chapéu de couro , carqueja, guaraná, guaraná

Articulações ( inflamação ) veja artrite

Artrite: arnica, chapéu de couro, erva de bicho, guaco, ginseng, mil folhas , cordão de frade

Artrose: abacateiro, erva de bicho, mentrasto, ginseng

As duas pessoas mais ricas que eu ja encontrei. Vivem numa felicidade que não tem tamanho; vivem rindo e nos vários que os conheço, nunca ouvi nenhum deles pronunciar o verbete "dinheiro" . Eles nem esquentam a cabeça com isto. Cuei ( coelho) e Chica. Homenagem de quem admira vocês dois Aécio Mendes março de 2006.

Asma : carqueja cordão de frade, espinheira santa, sálvia, umbaúba , tanchagem -

ASSA-PEIXE ( veronia polyantes ) , tambem conhecido como Assa-peixe possui propriedades: hemostática e expectorante. Combate : gripe pulmonar, tosses rebeldes, bronquites e hemorróidas; em banhos nas doenças do útero; alivia pontadas, dores no peito e nas costas, amarelão (raiz). O cozimento da raiz serve para estancar sangue, desfazer golpes e machucaduras.tosse e bronquite.Partes usadas: Folhas.Contra indicaçãos: popularmente diz-se que pode causar manchas nos pulmões.Modo de usar: duas folhas em uma xícara de água ferver por cinco minutos, coar, adoçar a gosto Adultos: uma colher de sopa 2 a 3 vezes ao dia.Em caso de hemorragias externas, a compressa com o chá da planta estanca o sangramento.

Aumento da força muscular - ginseng

Ausencia de menstruação- mil folhas

AZEITE DE OLIVA : Rico em vitaminas A, D, K e E, reduz o colesterol, previne o câncer de: mama, reto e próstata; as doenças cardiovasculares, a artereosclerose, rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular e o aparecimento de rugas; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; acelera as funções metabólicas; protetor e tônico da pele, unhas e cabelo; estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização; hidratante e suavizante, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos. Fontes : http://www.portalbrasil.net/medicina_azeitedeoliva.htm ; http://www.azeite.com.br/content.php?Topicid=3&type=;

Azia: anis, carqueja, espinheira santa, alecrim

Baba: adstringente ( reduz a secreção da boca ) - calêndula , tanchagem , ipê roxo

BABOSA ( aloé Vera ) é rica em glicosídios, antracnomas, lignina, saponina, mucilagem, cálcio, magnésio, fósforo, colina e vitaminas: A, B!, B2, B6, B9, B12. Possui ação: coagulante, cicatrizante, regeneradora, desintoxicante, antiinflamatória, analgésica, anti-séptica, emoliente, adstringente, colerética, vulneraria e anti-cancerígena Atua principalmente em: queimaduras de sol, feridas, eczemas, mancha senil, erizipela, melhora a produção do suco gástrico. Modo de usar: Para queimaduras e , inlfamações e queda de cabelo : bater uma folha com algumas gotas de limão em um liquidificador aplicar sobre o local por 30 minutos e depois lavar; uso interno : usar a quantidade folhas suficientes para dar cerca de um metro adicione 300 gramas de mel ; e um cálice de álcool ou rum; tomar 20 ml 3 vezes ao dia. Fontes: Soutwest Institute for Natural Sources ( USA ) ; Lelington Lobo Franco As 50 Plantas Campeãs da Cura 75,76p.

Baço: alfazema, carqueja, jurubeba

Bactericida - capim limão , calêndula

Baixa resistência a doenças ( astenia): alecrim

BANCHA - Digestivo, usar sem aditivo.

BARBATIMÃO – ( Stryphnodendron barbatiman ) possui propriedades: Cicatrizante antebacteriana, antiinflamatória; combate preincipalmente: Úlceras e corrimento vaginal. Modo de usar pomada, creme ou gel para ulcerar e concentração de 5 a 10% para Corrimento vaginal,. **Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003. Segundo o costume popular, o chá da planta também combate diarréia hemoptises e hemorragias uterinas

BARDANA possui propriedades: depurativa, diaforética, diurética, antiinflamatória, bactericida e ante-séptica, anti-sifilítica, .Combate: queda de cabelo, abcessos, sífilis, problemas de pele, cálculos renais, cólicas hepáticas, debilidade do estômago, enfermidades do fígado e coração, feridas, furúnculos, gota, herpes, prisão de ventre, queda de cabelo e sarna Parte usada: folha , flor e raiz.Contra indicações: não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação e deve-se ter cautela no uso interno para crianças. Modo de usar: Compressa para contusão e reumatismo.

Bexiga: carqueja, chapéu de couro, malva, tanchagem, cavalinha

Boca: malva

Boldo BOLDO (Vernonia condensata Beker). Indicações: aperiente, colagogo, colerético, desintoxicante do fígado, diurético e antidiarrético. ...

BOLDO DO CHILE – É tônico; doenças e cálculos do fígado, prisão de ventre, gases intestinais, digestão difícil; dá sono suave; febre; três xícaras por dia. O boldo-do-brasil é de diferentes propriedades, forte calmante e é uma droga (moderação no uso). Veja a palavra falso-boldo.

Broncopneumonia: calêndula

Bronquite: assa-peixe , alfavaca, carqueja , guaco, macaé, mastruço, tanchagem

Brotoeja: calêndula

BUCHINHA DO NORTE - Rinite alérgica, sinusite frontal ou maxilar, laringite crônica. Contra indicado para mulheres grávidas.

Bucite - sabugueiro

CABELO DE MILHO - Diurético eficaz, cistites, uretrites, eliminação de catarros vesicais, cálculos renais

Cabelo queda : alfazema, alecrim, , bardana, erva de bicho, mil folhas,

Cabelos fortalecimento : jaborandi

Caimbra no estômago: camomila

Cálculos biliares: assa-peixe, carqueja , hortelã

Cálculos renais : assa-peixe, bardana, carqueja, chapéu de couro, quebra-pedra

CALENDULA (calendula oficinalis) possui propriedades: Tonificante da pele; dilatadora dos vasos sanguíneos, melhora a circulação, modera secreções, cicatriza feridas, destrói micro organismos patogênicos, acalma as dores, cicatriza feridas e chagas ativa a produção do suor. Combate principalmente: irritações internas, fungos, vômito, infecções, acne, alergias, angina, candidiase, picada de insetos, queimadura, seborréia, tabagismo, cólica menstrual, fissura nos seios, problemas digestivos, problemas hepáticos e vulvovaginite. Partes usadas: folhas e flores. Contra Indicação: Gestantes. . Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas em uma xícara de álcool deixando macerar por três dias, devendo ser coado e guardado em um vidro escuro; tomar uma colher (de café) diluída em água, antes das refeições; ou chá de 10 gramas de folhas, para meio litro de água, tomar uma xícara três vezes ao dia.** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Calmante

Calmante de dores : abacate, capim limão

Calmante: capim limão , erva cidreira, lípia, guaco, macela , malva, maracujá, stévia

Calos: calendula

CAMOMILA calmante, vermífuga, cicatrizante, ante-espasmódica, tônica, antiinflamatória. Combate: Indigestões, gases, debilidades do estômago, falta de apetite, cólicas, histerismo; vermes intestinais, doenças do útero e dos ovários; cólicas, câimbras do estômago, menstruação excessiva, febre, histerismo, gases, problemas de pele .Partes usadas: flores. Contra indicações: : não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação nem durante a lactação. Em altas doses pode causar atonia do músculos do útero, da bexiga e do aparelho digestivo. Modo de usar: uma colher das de sopa de flores para meio litro de água, tomar até 3 copos ao dia. Fonte: Cultura popular.

CANA-DO-BREJO – Sudorífera; diurética; na sífilis; pedras na bexiga; inflamações dos rins; falta de regras;

Câncer: assa-peixe, babosa, fáfia, gengibre, ipê roxo, tanchagem, ginseng

Cancro: ipê roxo

Candidíase – Calêndula, barbatimão ( cultura popular).

CANELA (CASCA) - Hemorragia nasal, moderar as cólicas, doenças catarrais, febre e vômitos.

CANFORA: ( Artemísia canforata ) comate principalmente reumatismos, contusões, dores musculares e picada de insetos. Modo de usar Infusão em álcool, aplicar sobre o local afetado. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Cansaço: capim limão, alecrim, alfavaca

CANSANÇÃO

Cansasso

Cansasso físico: guaraná catuaba

Cansasso mental: guaraná catuaba

CAPIM LIMÃO ( Cymbopongon citratus ) também conhecido como: capim santo, capim cidrão e erva cidreira de capim, possui propriedades: calmante, diurético, sedativo, analgésico, carminativo, ante-séptico, antipirético, anti-espasmódico, anti-bacteriano, hipotensor e ante-reumático. Combate: Estresse, cansaço, insônia, ansiedade, promove o clareamento dos dentes e melhora as funções do estômago. Partes usadas: toda a planta. Contra indicação: deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação e durante a lactação. O uso em excesso provoca fraqueza geral; em doses elevadas provoca aborto. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

CARDOMOMO – É uma espécie de cana, como o gengibre. O povo comumente chama esta planta de noz-moscada, mas não é. A semente, que raramente dá, tem o gosto fraco de noz-moscada. Os egípcios a mascavam para conservar os dentes brancos e a boca aromática. Os romanos a usavam como condimento digestivo e para aromatizar licores. O chá das folhas estimula o apetite, alivia gases intestinais, normaliza distúrbios gástricos. É um auxiliar de tempero para dar melhor gosto aos alimentos.

Carminativo :eliminador de gases

Carminativo: capim limão, alfavaca, milhome

CAROBINHA - Ação diurética, gargarejos, doenças cutâneas, anti-reumática e sífilis.

CARQUEJA ( Bacharis trimera) também conhecida por carqueja,vassoura, carque,tiririca de babado, bacanta quinq de condomine e cacaia, possui propriedades tônica, aperiente, estimulante do fígado, tônico estomacal, .Combate principalmente obesidade anemia, diabetess e má digestão.Contra indicação - Sem referencias; Parte usada: Folhas. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

CARRAPICHINHO - Dores lombares, males da bexiga e dos rins (Diurético).

CASCA D’ANTA - Má digestão, Boca amarga, falta de apetite. Controla secreções, tônico.

CÁSCARA SAGRADA – ( Rammus purshiana ) possui propriedades: laxante leve . Combate principalmente obesidade, constipação, prisão de ventre **Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003 . Segundo o costume popular, a ingestão de meio grama ao dia, do pó é suficiente para o efeito laxante suave.

Catarro intestinal: alfavaca

Catarro: canela

CATUABA – Tônica na falta de potência sexual, neurastenia, sono agitado, memória fraca; estimulante, aperiente, fortalece as pessoas esgotadas e fracas em geral.

CAVALINHA ( Eqsetun spp.), também conhecida como: milho de cobra, cola de cavalo, erva-canudo, cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo possui cerca de 30 espécies. Possui propriedades : antiobesidade e hemostática. Combate principalmente problemas renais, hemorragias e obesidade. Partes Usadas: Hastes e folhas. Contra indicações: Não usar as flores; o uso em exesso provoca defiencia da vitamina B1. Modo de Usar: Uma colher de sopa do pó da planta para meio litro de água, tomar de 3 a 4 xícaras pão dia para problemas renais. Para obesidade tomar um copo em jejun e dois copos após o almoço e o jantar. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995. Segundo o costume popular é remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades hemostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinal, perdas de sangue (reto, nariz e boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade.

Cavalinha – Ferver 10 gramas da planta em meio litro de água e tomar 3 cópos ao dia até passar a crise. Nota: não use as sementes. Fonte: Associação dos Conhecedores de Plantas Medicinais – Varginha - MG .

Caxumba: jaborandi

Cefaléia: capim limão

Celulite- mil folhas

CENTELHA ASIÁTICA - Celulite, gordura localizada, circulatória e preventivo de rugas.

Chagas venéreas e leprosas: carqueja

Chagas: calêndula, ginseng

CHAPÉU DE COURO ( Echinodorus macrophyllus) combate impurezas do sangue e rins, reumatismo, artrite, gota, litíase, nefrite, diarréia, pedra nos rins, bócio, problemas de crescimento, probemas na tireoide, doenças respiratórias. Contra indicação: Sem referencias. Modo de usar: Usi interno 10 gramas de folha para meio litro de água tomar de 4 a 5 xícaras de chá ao dia; para mhernea e problemas de pele usar emplasto das raízes varias vezes ao dia** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed.107,108p. O Naturalista 1998

Chicória - limpa o fígado, estimula o baço e, é recomendada para os problemas de visão em geral. Além disso, a chicória fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago, intestino e fígado

Ciática: arruda, gengibre

Cicatrizante: calêndula , erva de bicho, erva cidreira , espinheira santa , eucaliptos, fáfia, guaco , jurubeba , mentrasto, mil folhas, picão, tanchagem, ginseng

CIPÓ CABELUDO - cólicas menstruais, pedra na vesícula, gota, combate e diminui a albumina.

CIPÓ SÀO JOÃO: ( Pyrostegia venusta miers) possui propriedade tônica. Comate principalmente diarréia e fraqueza geral. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Circulação: alecrim, arnica, erva de santa maria, fáfia, ginko

Cistite: agrião, alfavaca , angélica, eucaliptos, tanchagem , milhome

Clareamento dos dentes: capim limão

Cobra (antídoto contra picada): guaco

Colesterol: linhaça, macela, stévia

Cólica das crianças: anis, camomila

Cólica intestinal: capim limão

Cólica: abdominal- melão de são caetano, alfavaca

Cólica: alfavaca , camomila , canela , tanchagem

Cólica: mentrasto

COMINHO – Usado como condimento é praticamente como o anis. É carminativo (combate os gases), diurético, estomacal, provoca o mênstruo. Em cataplasma faz desinflamar os seios e os testículos. Dose normal: 3 g por xícara. Há povos que o usam para aromatizar queijos e pães.

Concentração ( dificuldade) catuaba

CONFREI, CONSÓLIDA, CONSOLDA – Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele. Pode-se tomar seu suco, como chá, ou em salada. Como remédio, ainda tem aplicações externas para curar feridas, como cicatrizantes de cortes, queimaduras, fraturas de ossos (aplica-se a massa da raiz junto com as ataduras); internamente: úlceras e inflamações dos intestinos, ovários, rins e bexiga, hemorróidas e hemorragias internas. Pode-se associar com outras ervas curativas como tansagem. Não aconselhamos seu uso interno por longo tempo continuado.

CONGONHA DE BUGRE - Tônico do coração. Indicado nas infiltrações e edemas das pernas arteriosclerose e artritismo.

Conjuntivite: tanchagem

Contusões

Contusões: arnica, mastruço, mentrasto

Convulsão – milhome

Coqueluche

Coqueluche : arnica , macaé umbaúba

Coração fraco: umbaúba

Coração tônico : umbaúba , alecrim, guaraná, urucu, erva de santa maria ;

CORDÃO DE FRADE ( leonotis nepetafoliae ) Diurético, tônico, sudorífico, estomáquico, expectorante; combate: ácido úrico. Contra indicação sem referencias. Modo de usar Uma colher de sopa da planta para meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia; crianças metade da dose. ** Fontes: Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga 16P.

Corrimento- melão de são caetano , barbatimão; jambolão

Cosntipação : cáscara sagrada

CRAVO-DA-ÍNDIA – Excitante aromático; alivia dor de dente, digestivo, nas fraquezas sexuais; contra gases, promove fluxo menstrual.

Crise nervosa: alfavaca

Crise renal - cavalinha

Crosta láctea calêndula

DENTE-DE-LEÃO, AMOR-DOS-HOMENS – Rico em vitaminas e sais minerais, é usado desde a antiguidade nas doenças do fígado e dos rins, como depurativo do sangue para melhorar o apetite, combater gases intestinais, prisão de ventre; feridas (o leite), câncer da bexiga; é benéfico contra o diabetes e seu suco tomado em água é um vantajoso fortificante dos nervos, do cérebro e das vistas;. Da raiz torrada se faz uma bebida com o gosto próximo ao do café. Fonte: Cultura popular

Depressão: alecrim do campo, gengibre, hipérico, linhaça, stévia, marapuama

Depurativo : carqueja, chapéu de couro , erva de bicho , ipê roxo , pata de vaca, maracujá, tanchagem

Dermatite: calêndula, carobinha, salsaparrilha

Derrame ( para acelerar a reabsorvição do sangue)

Derrame ( preventivo) - mil folhas

Derrame: arnica , malva

Desinfetante intestinal: guaraná

Desinfetante: espinheira santa

Desinteria : jambolão , marapuama

Desinterias sanguinolentas: erva de bicho, macela

Desintoxicante: calêndula

Desmaios: anis

Desobstruente do fígado: carqueja, jurubeba

Diabetes: carqueja, ipê roxo, jambolão , mentrasto ,pata de vaca, stévia, melão de são caetano

Diarréia : alfavaca, boldo, capim limão , carqueja, erva de bicho, macela , mentrasto, guaraná

Digestão ( má) carqueja

Digestão dificuldade : abútua, jurubeba

Digestão: calêndula,, capim limão

Digestivo / distúrbios: alecrim , alfavaca ,alfazema, boldo, capim limão ,linhaça

Digestivo : camomila, capim limão, carqueja, erva cidreira ,funcho, poejo, ruibarbo, funcho, cavalinha

Distúrbios intestinais: alecrim do campo.

Diurético: abacate, alfavaca, alecrim, assa-peixe, capim limão carqueja, espinheira santa, cordão de frade, chapéu de couro, guaco, jurubeba , erva de bicho, funcho, malva, pata de vaca ,quebra pedra , umbaúba , stévia, guaraná

Doenças auto-imunes: uncária tomentosa ( cat’s claw)

Doenças de pele: ( ver dermatite )

Doenças do figado- melão de são caetano, abutua,

Dor aguda - erva cidreira, lípia

Dor aguda ver antiespasmódico

Dor ao urinar: cordão de frade

Dor de cabeça

Dor de cabeça: alfazema , capim limão

Dor de dente: malva

Dor de garganta: alfavaca , calendula

Dor estomacal - capim limão

Dor lombar ( dores) : lágrima de nossa senhora

Dor muscular: capim limão

Dor no peito: assa-peixe

Dor no utero: alfavaca

Dor: capim limão – calêndula – sassafrás, erva de santa maria, espinheira santa, malva, mentrasto

Dores de superfícies irritadas : calêndula , malva

DOURADINHA-DO-CAMPO – Diurético, eficiente nas dificuldades de urinar, inflamações da bexiga e elimina as pedras. Cura as edemas e cremas. Benéfica nas doenças pulmonares, bronquites e tosses, como para combater a sífilis e amolecer tumores.

Eczema: calêndula, espinheira santa, guaçatonga

Edema pulmonar: jaborandi

Elefantíase - pata de vaca ,

Emenagôga : restaura o fluxo menstrual

Endema: : guaraná

ENDRO – Combate o soluço e ânsias de vômito (tomar o chá quente). A infusão das sementes para bochechos e gargarejos; cura as inflamações da garganta e da boca. Seu chá, tomado após as refeições, alivia dores intestinais, gases e hiperacidez do estômago. Aumenta o leite das mães. Semelhante ao funcho.

Entorse: arnica, capim limão

Enxaqueca: alfazema, arruda, hortelã, erva cidreira

Erisipela: jurubeba

Erizipela

Erva cidreira lípia alba

ERVA DE BICHO (plygonum hdropiperoides) também conhecida como Catalã ou Pimenta d’agua, possui propriedades anti-séptica, controla secreções, antiinflamatória, hipotensora, hemostática e anti-hemorroidal. Combate principalmente: hemorragias, hemorroidas, varizes, úlceras, diarréia, reumatismo, artrite, vermes, hipertenção, alem de reduzir a fragilidade dos cabelos. Contra indicação: sem referencias. Modo de usar: 50Gr da planta para um litro de água; ferver e banhar ou aplicar compressa na região afetada várias vezes ao dia. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed 128p. O Naturalista 1998

ERVA DOCE – melhora a digestão, combate cólicas de ventre e gases do estômago. Modo de Usar: ferver uma colher de sopa de sementes em meio litro de água, tomando até seis xícaras ao dia. Contra indicação: Sem referencias. Fonte: Cultura popular

ERVA LAGARTO (ERVA DE BUGRE) -Depurativo do sangue. Hidropisia. Moléstias da pele e sífilis.

ERVA-CIDREIRA, MELISSA – Veja também a palavra "Capim-cidreira". Doenças do estômago, nervos insônia, dores, desmaios, palpitações do coração, resfriados, contra gases; folhas secas colocadas sobre as pálpebras aliviam a dor.

ERVA-DE–PASSARINHO – As folhas e flores contra: diabetess, histeria, hemorragias, feridas (lavar), pneumonia, arteriosclerose, asma, doenças da pela, frieiras, úlceras e moléstias uterinas. Remédio para baixar a pressão do sangue. Exerce ação tônica-sedativa sobre o coração e é eficiente na idade crítica, transtornos nervosos das mulheres e mesmo em casos de câncer. Iniciar com dose fraca.

ERVA-DE-SANTA-MARIA OU ERVA-DE-BICHA – 40 espécies. Poderoso vermífugo, 1 colher de semente ou feito chá por dose, ou chá das folhas em jejum; combate doenças nervosas, hemorróidas, varizes, dores, indigestão; o suco (duas colheres) cura manchas dos pulmões, facilita menstruações; toma-se ao fraturar ossos. Contra vermes, toma-se 2 dias seguidos de manhã ou à noite. É eficaz na angina do peito, palpitações do coração, má circulação, sono agitado, zumbido nos ouvidos.

ERVA-MATE – O chimarrão reanima as forças corporais, estimulante do cérebro, resistência a fadiga, ativa a circulação. Mate cozido é bom para lavar feridas, desinfetante, contra insônia, sudorífera, efeito bom para o fígado e os rins. Contém cafeína, por isso, vicia e, tomando demais, ataca os nervos.

Escaras:calêndula

Esgotamento físico: catuaba, majerone

Esgotamento mental: alecrim do campo, ginseng

Espasmos: alfavaca, capim limão, cordão de frade, mentrasto

ESPINHEIRA SANTA ( maytenus aquifoliun ) tambem conhecida como espinheira santa, possui propriedades: tonificante, ante-ulcera, diurética, cicatrizante ante séptica e laxativa.Combate: problemas estomacais, hiperacidez, acalma as dores de úlceras e evita a fermentação estomacal e formação de gases.Partes usadas: Folhas.Modo de usar: banhos como cicatrizante das doenças de pele, acne, eczema e herpes.Como Contra indicação: nos primeiros meses de gestação e uso durante a lactação. Ulcerações do estômago, doenças da pele, feridas, desinfetante, cicatrizante, bom para os rins, acalma dores, neutraliza o ácido, remédio de grande valor. Indicada para corrigir os viciados em álcool, 1 litro por dia 3 semanas seguidas. Diminui o leite materno em mulheres que amamentam.

Estafa: catuaba

Estancar sangue veja hemostático

Estimulante circulatório: jaborandi; caêndula

Estimulante geral: abacate, alecrim , erva de bicho

Estimulante: alecrim do campo, alfavaca, catuaba,

Estimulante: marapuama, guaraná

Estomago: alfavaca ,pata de vaca , capim limão , jurubeba , macaé , carqueja, cordão de frade - erva cidreira, lípia , anis

Estomatite: alfavaca, tanchagem , malva, ipê roxo, carqueja, macaé, macela, tanchagem, urucu

Estomatite: inflamações na boca

Estreptocócicos: calêndula

Estresse: capim limão

Estrias- ginseng

EUCALIPTUS – Antiespasmódico. Nevrites, combate as febres, gripes, diabetes, bronquite, asma, gangrena pulmonar, males da bexiga, dor das cadeiras, reumatismo em fricções. Mascar suas folhas alivia a dor e inflamação da garganta. É anti-séptica.

Excitante: calendula

Expectorante: agrião, calendula , erva cidreira ,embaúba, eucaliptos, gengibre, guaco tanchagem , umbaúba , urucu

Fadiga cerebral: stévia

Falta de apetite: veja aperiente

Faringite: alfavaca , salvia , tanchagem

Febre intermitente: jurubeba , tanchagem

Febre: alfavaca, canela , capim limão , carqueja , cordão de frade , macaé , mentrasto ,tanchagem

Febre: capim limão

FEDEGOSO - purgante e emanogoga (não deve ser consumido por mulheres grávidas)

Feridas e chagas : calendula

Feridas: arruda, babosa, calendula , carqueja espinheira santa , sálvia,

Feridas: calêndula, ginseng, mil folhas

Ferimentos abertos: calêndula

Figado - jurubeba

Fígado: alfazema , alecrim , carqueja, jurubeba, chapéu de couro, jurubeba , boldo, mil folhas, erva cidreira, malva

Fissura de mama: calêndula

Flatulência: alfavaca, alfazema, erva cidreira, espinheira santa, hortelã, mentrasto, poejo, sálvia,

Foliculite: calêndula

Fraqueza geral: catuaba

Fraqueza intestinal: carqueja

Fraqueza- mil folhas

FUNCHO ( Foeniculun vulgare ) possui propriedades: analgésico, aperiente e tônico geral. Combate principalmente menstruação excessiva; dores musculares e reumáticas, falta de apetite, bronquite, tosse, distúrbios urinários e digestivos, estimula a secreção do leite materno e elimina gases. Modo de usar: duas colheres de sopa do pó da planta ou sementes para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. **Fontes: Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga 21p.

Fungicida: calêndula

Furúnculo: alho, bardana, malva, tanchagem

Garganta: alfavaca, alho, malva, sálvia

Gases - alfavaca , capim limão - erva cidreira , malva , tanchagem , abacate, camomila, capim limão , funcho , mentrasto

Gastrite: confrei, goiabeira,

Gastroenterite - macaé

Gengivite - malva , sálvia, tanchagem

GERGELIM – Planta asiática, aclimatada no Brasil. As sementes torradas servem para fazer bolos de agradável sabor. O óleo de gergelim é de elevado poder nutritivo, tônico nervino, consumido no mundo inteiro como alimento. Para as mulheres tem efeitos abortivos e em geral é laxativo. Tem ação afrodisíaca. O seu óleo raramente fica rançoso. Aplica-se nas dores reumáticas e tumores. Ainda é recomendado nas queimaduras, dor de ouvido e clisteres.

GERVÃO – Dores do fígado e estômago, febres, prisão de ventre; diurético; lavar a cabeça com o cozimento, facilita a menstruação, tônico estimulante; o suco com sal aplica-se sobre tumores e furúnculos.

GINKGO (Ginkgo biloba): Controla o colesterol, dilata os vasos sanguíneos melhorando a circulação, prevenindo varizes trombose, arteriosclerose e problemas circulatórios de forma geral; ativa as funções de memória e concentração; melhora o desempenho físico e intelectual; estabiliza os radicais livres, reduzindo a velocidade do envelhecimento da pele; aumenta a resistência do sistema imunológico; controla secreções, destrói fungos e bactérias. Combate principalmente: cansaço, fadiga, depressão, dificuldade de raciocínio e concentração; diabetes, aids, impotência sexual, doenças vasculares, transtornos de memória, sonolência, cansaço, fadiga, mal de Raynald, arteriosclerose, colesterol alto, edema cerebral, labirintite; doenças da retina, sendo ainda preventivo contra infarto. Modo de usar: Uma colher das de café misturada ás refeições ou sucos até 3 vezes ao dia. Nota: Não existe relato de contra indicações ou efeitos colaterais. (Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998).

Ginko, fáfia, catuaba, erva de bicho

GINSENG – ( Pfaffia paniculata ) tônico geral, aumenta a força muscular, a memória, o apetite sexual, as defesas do organismo, a regeneração das células e reduz os níveis de colesterol. Combate: artrite, artrose, ansiedade, inflamações, tumores, colesterol alto, feridas, chagas, labirintite, imunodeficiência, efeitos da menopausa. Partes usadas: raiz. Contra indicação : sem referencias. Modo de usar: 5 gramas da raiz para meio litro de água, tomar até duas xícaras ao dia ou uma colher das chá do pó da planta até tres vezes ao dia. Fontes: Franco, Lelington L. As 50 Plantas Medicinais .. 3 Ed ..139,140p. ; A Gondola ( Informativo 2003).

Glicose alta: ver diabetes

GOIABA- Anti-diarréico. Anti-disentérico, catarros gastro- intestinais, diarréias infantis e tuberculose.

Gonorréia: abajeru

Gota: carqueja, chapéu de couro, guaco, sassafras

Gota: veja gota – ácido úrico

Gripe pulmonar: assa-peixe

GUAÇATONGA ( Cascária sylvestris) Arvore originária da américa tropical, encontrada praticamente em todo o Brasil; Constituintes quimicos: saponina, tanino, óleo essencial e antocianosídeo.Propriedades: cicatrizante tópico, antisséptico; antimicrobiana; estomáquica e depurativa; anti-térmica, anti-microbiana; eupépica; estomáquica, ati-herpética; anestesiante e hemostática; Indicações: Afta; sapinho, herps, eczemas; úlcera gástrica; puridos, picadas de insetos e obesidade. Modo de usar: como cicatrizante: 10 gramas de folhas para 200 ml de água ferver ; deixar esfriar, coar e aplicar nos ferimentos diversas vezes ao dia; Fonte: As sensacionais 50 Plantas Medicinais Campeãs de Poder Curativo; Lelington Lobo Franco Volume I; 3 Edição; 155, 156p. Editora Editora O Naturista 1998.

GUACO ( Mikania glomerata ) tambem conhecido como erva de cobra, cipó catinga e coração de Jesus, possui propriedades: béquica, expectorante, anteséptico das vias respiratórias, antiinflamatória, analgésica, anteasmática, atereumática, diurética, cicatrizante, antebiótica, broncodilatadora e anteofídica; Combate: reumatismo, gota, gripe, tosse, rouquidão, bronquite, pedra nos rins, veneno de cobra, picada de insetos, artrite e nevralgia. Contra indicação - menores de um ano e mulheres em período menstrual; Parte usada: Folhas. Modo de Usar: Tosse e bronquite: ferver seis folhas em um litro de água, coar; misturar suco de limão e uma colher de mel; tomar um cálice 4 vezez ao dia; Reumatismo: Friccionar o suco da planta fresca ou o chá nas partes doloridas;

GUANDU, ERVILHA-DE-SETE-ANOS, FEIJÃO-ANDU, FEIJÃO-DE-ÁRVORE – O chá de suas folhas, 25 a 30 folhas por litro, indicado como depurativo do sangue, diurético, contra tosse, inflamações da garganta, dor de dente e curar úlceras. A raiz é benéfica na clorose e males do fígado. A planta toda, sobretudo a semente, é altamente nutritiva, rica em proteínas, ferro e cálcio.

GUARANÁ – ( Paullinea cupana ) possui propriedades: estimulante do sistema nervoso central, vasodilatadora coronariana, diurética e estimulante respiratória.Combate principalmente: fadiga, fraqueza muscular, edemas, angina, dor de cabeça , dor nos nervos, diarréia, hemorragias, arteriosclerose, urina solta, alem de estimular a atividade mental e sexual. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: uma colher ( de chá) do pó da semente, tomar até 3 vezes ao dia misturado a alimentos. ou sucos. Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003 A Gôndola ( Informativo 2003)

GUARANÁ – Excita o coração, contra nevralgias, diarréias, hemorragias, desinfetante intestinal, previne arteriosclerose. Remédio para quem urina na cama. Puro, contém muita cafeína.

Hematomas

Hemorragia : guaraná

Hemorragia na boca: cavalinha

Hemorragia nasal: barbatmão, cavalinha

Hemorragia no reto: cavalinha

Hemorragia: arnica, jambolão, erva de bicho ,assa-peixe

Hemorróidas – erva de bicho, calêndula , tanchagem , ipê roxo, ginseng , melão de são caetano, arruda, assa-peixe, babosa, camomila, maracujá, mil folhas, picão, tanchagem

Hepatite: agrião, alecrim, carqueja, picão, quebra-pedra

Herpes: guaçatonga, unha de gato (uncária tomentosa)

Hidropisia: jurubeba

Hipéricun – Anti-depressivo nos casos de depressão leve e moderada.

Histerismo: Camomila

HORTELÃ – Refrescante, estimulante, expectorante. Existem 25 espécies. Estimulante, tônica, digestiva, prisão de ventre, vermes, calmante e contra reumatismo; com o bagaço, limpa-se feridas.

Imunodeficiencia- veja AIDS

Inchaço vaginal: calêndula

Inchaço/pús interno - jurubeba

Infecções das vias respiratórias: cordão de frade

Infecções: capim limão calêndula , macela

Inflações na boca: alfavaca, malva

Inflamação vaginal: calêndula

Inflamações das mucosas respiratórias - umbaúba , assa-peixe

Inflamações das vias urinárias : alfavaca chapéu de couro , erva de bicho , carqueja, eucaliptos , tanchagem, mentrasto , cavalinha.

Inflamações das vias urinárias Carqueja

Inflamações: calêndula, camomila, tanchagem, erva de bicho, macela, mentrasto , ginseng

Inhame - Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de energia. Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina).

Inlamações:

Insônia

Insônia: alfavaca , capim limão , erva cidreira, lípia , hortelã, maracujá, picão, poejo, majerone

Insulina: carqueja

IPÊ ROXO ( Tbebuia ipetiginosa) possui propriedades anticancerígena, imunoestimulante, antitumoral, antiinflamatória e antioxidante. Combate principalmente: Câncer de próstata, envelhecimento precoce, processos inflamatórios, AIDS. Modo de usar: Cha da planta várias vezes ao dia, tendo-se como referencia de 6 a copos. Contra indicação : sem referencias. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998. Segundo o costume popular: é controla secreções; o cozimento das cascas combate estomatites, nevralgias, sífilis, cancro, úlceras, reumatismo, diabetes (contêm insulina), pedras vesicais, inchaços dos pés, elimina toxinas, aumenta os glóbulos vermelhos , doenças de pele, impigens; famoso depurativo do sangue.

JABORANDI - O jaborandi é um dos melhores sudoríferos conhecidos, a transpiração é abundante como a salivação também. É um bom remédio contra gripe, laringite, bronquite, edema pulmonar, caxumba. Externamente é um tônico dos cabelos, usa-se uma tintura alcoólica. Com a decocção da planta toda banham-se as pernas paralisadas, é um bom estimulante circulatório

JAMBOLÃO -Anti-diabético, disenteria, hemorragia e corrimento vaginal. Diurético.

JASMIM – Diurético, estimulante, combate a falta de ar; flores dão xarope em gargarejos, inflamações das amídalas, doenças do útero, ovários e em lavagens vaginais.

JURUBEBA possui propriedades tônica, estomáquica, diurética, colagoga, emenagoga e protetora hepática, aperiente, digestiva e suas folhas usadas externamente são cicatrizantes.Combate: problemas do estômago, fígado e baço, febres intermitentes, abcessos internos tumores no útero e abdome, hidropisia, erisipela Contra indicação: Doses elevadas ou prolongadas podem causar intoxicação. Uso interno: Uuma colher de sopa para um litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia Externamente: mesma proporção para lavar as feridas. No caso da conserva em vinho, pode-se usar de uma dois frutos a cada refeição ou tomar uma colher das de sopa, do seu vinho.

Labirintite- ginseng

LARANJA - Aromática estimulante estomacal e digestivo. Usado como sedativo

Laxante leve : babosa, cáscara sagrada, carqueja, linhaça, fedegoso

Leite (aumento) : alfavaca anis, erva cidreira ,hortelã, funcho

Leocemia- ginseng

Leucorréia – ver corrimento

LINHAÇA combate o ressecamento intestinal, efeitos de TPM e menopausa; combate ainda a depressão, a osteoporose e a obesidade; previne contra as doenças do coração, das veias, dos rins, prevenindo ainda o câncer de mama, próstata e pâncreas. Fonte: revista Hands numero 2 março de 2000. Modo de usar: uma colherinha das de chá ou dois gramas misturada aos alimentos uma vez ao dia. Nota: Contra indicado o uso por mulheres grávidas, lactantes, hemofílicos e pessoas que estejam tomando medicação anticoagulante.

Lumbargo: capim limão

Má digestão

MACAÉ - O Macaé ( Leonrus sibiricus ) tambem conhecido como: Páu-para-tudo, joão magro, marroio mané magro, lavantina e outros , possui propriedades: ante-espasmódica, sedativa, estomáquica, febrífuga e ante-reumática . Combate: Ausencia de menstruação, deficiencia das secreções estomacais, gastroenterite, bronquite, coqueluche e vômito. Partes usadas: folhas, talos e flores. Inconveniente: sem registros. Modo de usar: 20 gramas da planta em uma vasilha de vidro, plástico ou louça; despejar meio litro de água quente, deixando repousar de 10 a 20 minutos; coar e tomar até 3 xícaras ao dia. Para reumatismo, usar a mesma medida, massageando a parte afetada.
Fontes: Formulário de prescrição Fitoterápica - Carlos C.J.A Editora Ateneu - 2003 34p.
Plantas Medicinais - Ernane R.M et Al UFV1995 110p.

MACELA – ( achirocline satureioides ) tambem conhecida como carrapichinho de agulha, camomila brasileira, macelinha do campo e macela do campo, possui propriedades: antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica estomáquica e calmante. Combate principalmente: dor de cabeça, insônia, inflamações, problemas digestivos. O Cheiro exalado pelas flores desta planta possui ação calmante e indutora do sono. Segundo o costume popular, combate: Indigestões, males do estômago, falta de apetite, epilepsias, perturbações gástricas como disenterias e diarréias; diminui a taxa de colesterol. reduzida á pó e espalhada sobre o pelo de animais domésticos, mata as pulgas; deixada no local onde eles dormem atua como repelente de pulgas; Usando-se como arranjo de flores em ambientes fechados, acalma os ânimos das pessoas que permanecem em seu interior; usada no enchimento de travesseiros nas primeiras noites de uso, a pessoa é tomada por uma série de sonhos ( normalmente bons) e depois entra em sono normal e profundo. Indicada nesta forma para rece-nascidos, idosos, pessoas com problemas de insônia, cansaço físico, estresse ou nervosas. Em razão de ser um tônico amargo, sob a forma de chá é conveniente ser consumida sem ser adoçada. Fontes: ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995 e Cultura Popular

Machucaduras

MALVA – segundo o costume popular, é calmante dos nervos, reduz a taxa de açúcar do sangue, combate: doenças de pele, tosse, faringite, estomatite, falta de irrigação vaginal, inflamações dos ouvidos e das pálpebras, dor de dente, dores em geral, inflamações do estômago dos olhos , da boca das gengivas, da garganta, dos intestinos, da bexiga, dos rins, da pele; inflamações da vagina Usada em lavagens) , banhos nas inchações das pernas, faz emagrecer sem prejudicar o coração (tomar 30 a 40 dias). Contra indicação: sem referencias. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

Mancha senil

MANJERICÃO – Possui propriedades: estimulante, digestiva, anteespasmódica, gástrica, galactagoga, béquica, ati-reumática anti-séptica, eliminador de gases e tônica. Combate principalmente: fraquesa, frieira, males do estômago, reumatismo, espasmos e aumenta o leite materno sendo ainda preventivo de Dengue,. Contra indicações: Sem referencias. Modo de usar: Sumo das folhas para frieira, passar no local 3 vezes ao dia; chá das folhas, uma xícara de ( de cafezinho) da planta para meio litro de água, tomar uma xícara a de 3 em 3 horas. O chá da planta combate tombadeira em sementeiras e as larvas do Aedis aegypti.**Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

MANJERONA – Indicada nas fraquezas musculares e dos nervos, combate resfriados, cólicas intestinais, males do estômago, insônia, incontinência dos instintos sexuais; reumatismo; o excesso prejudica o sistema nervoso das crianças e provoca sono artificial.

MARACUJÁ ( passiflora eduli ) Calmante, sonífero, vermífugo, hipotensor. Combate: insônia, nervosismo, inquietação, irritação, tosse e hipertensão arterial. Contra indicação: hipotensos; em doses elevadas provoca intoxicação; deve ser usado preferencialmente a noite. Modo de usar: Uma colher de chá do pó das folhas para uma xícara de chá de água fervente. Tomar até duas xícaras ao dia. Crianças: uma xícara ao dia. Fonte: Cultura popular.

MARAPUAMA – Tônico dos nervos e dos músculos; disenteria, reumatismo, paralisia, cólica menstrual, na impotência sexual.

MELÃO DE SÃO CAETANO (Mormodica Charantia) também conhecido como fruto de cobra, fruto de negro, erva de são Caetano, erva de são Vicente, melãozinho e erva de lavadeira, possui propriedades: purgativa, febrífuga, antileucorréica, anticatarral e anti-reumática. Combate Hepatite, diabetes, cólicas abdominais, corrimento, menstruação difícil, doenças do fígado, diabetes, problemas e externamente combate problemas de pele, queimaduras e hemorróidas. Modo de usar 10 gramas de folhas secas para um litro de água em infusão no combate a leucorréia e menstruação difícil; Sumo das folhas em óleo de amêndoa contra queimaduras; para Diabetes 2,5 gramas de folhas secas em um quarto de litro de água fria aquecer e deixar ferver por um minuto; deixar repousar por dez minutos tomar meio copo pela manha e meio copo antes do jantar. ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

MELISSA - Doenças gástrica e nervosas, debilidade geral e dores de cabeça.

Melissa - Fonte: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Memória – ginseng

Menopausa: camomila, fáfia, linhaça, maracujá , mentrasto, ginseng

Menstruação ( ausência) : abacate, agrião, alecrim, alfazema, arruda, erva cidreira, macaé , poejo, sálvia, milfolhas ,macaé, milihome, anis, fedegoso macela, jurubeba - calêndula

Menstruação ( regulador ) Alfazema

Menstruação (cólica ) : alecrim, alfavaca, arruda, camomila, capim limão, calêndula marapuama , mentrasto, mil folhas, poejo, sálvia, marapuama

Menstruação difícil: melão de são caetano, camomila

Menstruação irregular: anis, poejo

Micose - A micose de unha, como qualquer micose é provocada por fungos.

Micose: arruda, picão

MIL FOLHAS ( achillea millefoliun ) Usada desde a Grécia antiga, também conhecida como : novalgina, mil-em-rama, milfolhada, milefólio e erva de carpinteiro, possui propriedades: adstringente, ante-espasmódica, anti-hemorrágica, estomáquica , expectorante, anti-inflamatória, hepática, controla secreções, cicatrizante, carminartiva, diurética, tônica, emenagoga, eupépca, estimulante do mecanismo epitelial, expectorante, ante-hemorrágica, hemostática, humectante, colératica, tonica da circulação sanguínea. Combate principalmente: Distúrbios digestivos, úlceras internas, varizes, ausencia de menstruação, celulite, hemorróidas, entorse, reumatismo, artrite, queda de cabelo, trombose, doenças de pele gastrite, cólica menstrual, gases do estômago e intestino, hemorragia nasal, doenças urinárias, doenças hepáticas e pulmonares, queimaduras, varizes trombose cerebral e crise hemorroidal; e dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação; normaliza e dilata as veias e tecidos subcutâneos da perna , revigora o organismo,. Contra indicações: não deve ser usada durante a amamentação, hemofílicos e pessoas que estejam tomando medicação anticoagulante. Modo de usar: 10 gramas das folhas para meio litro de água (duas colheres do pó da planta seca), tomar até 5 xícaras ao dia para problemas menstruais, hepáticos e expectoração. Banho ou compressa no uso externo para feridas e úlceras; Para varizes, tomar o chá e realizar compressas **Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998 183,184 e 185p. Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais 151p. Universidade Federal de Viçosa 1995.

Náuseas: arruda

Nervos : marapuama : guaraná

Nervosismo

Nervosismo: alcachofra, alfavaca, capim limão, erva cidreira, maracujá

Nervosismo: alfavaca; capim limão , erva de santa maria , macela, maracujá, camomila

Neurastenia: catuaba

Nevralgia: guaraná

Nevralgias

NÓ-DE-CACHORRO - (Heteropteris aphrodisiaca) Tonico das funções sexuais, regula as funções do organismo, combate sinais de envelhecimento e a formação de rugas. Contra indicações sem referencias. Modo de usar: uma colherinha das café do pó da planta misturada a alimentos até 3 vezes ao dia. Fonte: http://www.unifesp.br

NÓ-DE-CACHORRO (Heteropteris aphrodisiaca) combate sinais de envelhecimento e formação de rugas; regula as funções do organismo como um todo e tônico da função sexual. Contra indicações sem referencias. Modo de usar: uma colherinha das café do pó da planta misturada a alimentos até 3 vezes ao dia. Fonte: http://www.unifesp.br

Nota: Neste caso seria interessante conseguir de 20 a 30 gramas de calendula, deixar em banho Maria por duas horas em vaselina líquida, deixar descansar dois dias e depois coar e usar o óleo medicinal no local afetado. Pode-se ingerir também meia colherinha de cafezinho, adicionada á alimentação, para complementar o tratamento.

NOZ-MOSCADA – Digestiva, estimulante, contra gases; elabora-se um ungüento contra o reumatismo. Temperar sopa e em fricções em casos de dores e de gota.

Obesidade: , cáscara sagrada, chapéu de couro, malva, guaçatonga, panacéia

Os fungos a exemplo da candidiáse, vivem em ambientes úmidos e ácidos.

Ossos: cavalinha

Osteoporose: confrei, linhaça

Ovários doenças : camomila, unha de gato, uxi amarelo

PACOVÁ -Anti- helmíntica, moléstias reumáticas e anti-dispéptica.

PANACÉIA – Possui propriedades: desobstruente do fígado, sudorífica, diurética e depurativa. Combate principalmente : Taquicardia, moléstias de pele e reumatismo. Partes usadas: flores e flores. Contra indicações: sem referencias . Modo de usar: chá das folhas e flores. O Chá das folhas torradas substituem o chá da índia e é calmmante do coração. Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Pancreas: carqueja , pata de vaca ,

PAPOULA – Sementes comidas com pão conciliam o sono; calmante; contra tosse, asma, alivia as dores mesmo do câncer; as cabeças do fruto são narcóticas; do leite se extrai o ópio.

Paralisia

Paralisia: marapuama

PATA DE VACA (bauhinea fortificata) possui propriedades: hipoglicemiante, vasocostritora, hemostática, diurética, estimulante cardíaco, analgésica, antiinflamatória; antidiarréica. Combate principalmente: Diabetes Mélius II, insuficiência cardíaca conjestiva, trombose, inchaço, reumatismo, colesterol alto, processos inflamatórios e alérgicos, distúrbios da circulação periférica, controla secreções, impede o desenvolvimento de microorganismos, elefantíase, pressão alta, parasitas do intestino, ameba, vermes, problemas do aparelho urinário. Restrições : gestantes e pessoas com problemas cardíacos devem fazer o uso sob orientação médica, em razão do princípio cardiotônico. Partes usadas: Folhas, flores, casca e raiz. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: Uma folha da planta para cada xícara de água; tomar três xícaras ao dia. Fonte: Franco Lelington LL – As Sensacionais 50 Plantas Medicinais – Ed O Naturista 1998 187,188p. Informativo laboratório Kutelak.

PAU PEREIRA - Tonico, atonias digestivas falta de apetite, e anti-febril.

Pedra nos rins: assa-peixe , pata de vaca ,

PEDRA UME KAA - Diabetess.

Pele ressecada: : ginseng, calendula

Pele: calêndula, chapéu de couro, camomila ,melão de são caetano, mil folhas

Picada de insetos :calêndula, urucu

PIMENTA MALAGUETA : Antes de ser considerada como um mero condimento, a pimenta malagueta, sendo um fruto vermelho, atua como afrodisíaco masculino, alem de combater o mau humor e o envelhecimento. A pimenta age nas células nervosas da boca, causando a sensação de ardência, induzindo o organismo a aumentar a produção de endorfina , hormônio responsável pela sensação de bem estar, o que ajuda a explicar o bom humor do nordestino. A concentração de vitaminas A e C, atua sobre os radicais livres, agindo como retardante do envelhecimento.Ao aumentar a salivação, provoca melhoria na digestão.Como Contra indicações: s, recomenda-se que portadores de hemorróidas tenham cautela no seu consumo. Modo de usar: A gosto.

PIMENTA-DO-REINO – Estimulante forte, tônica; sudorífera; doenças do estômago e febres, em gargarejos junto com limão é contra a inflamação das amídalas.

PITANGA - Calmante. Chá contra as febres

Pode-se tambem aplicar uma pomada á base de nistatina ( encontrada em qualquer farmácia)

Poejo

Pressão alta

Pressão Alta

Pressão alta: alecrim, alho, capim limão , embaúba, erva de bicho, maracujá

Primeiro: Reduzir acidez do local, o que pode ser feito com um banho de uma solução básica ( agua sanitaria diluída em água) deixe de molho cerca de dez minutos e depois lave bem; isto bastará para matar os fungos.

Prisão de ventre: alfavaca , urucu, linhaça

Problemas das vias urinárias

Problemas digestivos

Pulmão : mil folhas, cavalinha

Pulmões:

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

QUEBRA-PEDRA – elimina catarros vesicais, cálculos do fígado, areia dos rins e da bexiga, alivia as dores de cadeira e das juntas e a hidropisia. Combate dor de barriga, azia, prostratite. Chá das folhas e das sementes é indicado contra diabetess.

Queda de cabelo

Queda de cabelo- mil folhas

Queimadura de sol

Queimaduras - melão de são Caetano, mil folhas, calêndula

Raciocínio ( dificuldade) catuaba, erva de bicho :

Regeneradora

Resfriado: mentrasto, manjerona

Respiração ( estimulante) : guaraná

Respiração : cordão de frade, urucu, alecrim, alfavaca

Reumatismo no sangue: veja gota – ácido úrico

Reumatismo: alfazema, arnica, camomila, capim limão , carqueja , chapéu de couro cordão de frade , carobinha , boldo, erva de bicho, eucaliptos, guaco, mentrasto, macaé; mil folhas, poejo, manjerona, marapuama, ginseng

Rins: capim limão, carqueja cavalinha

ROMÃ - Usado como vermífugo, especialmente nas solitárias, doenças da garganta e hemorragias.

ROSA BRANCA – O chá é usado como laxante leve, normalmente para crianças com problemas de ressecamento intestinal. Fonte: Cultura popular

Rouquidão

SABUGUEIRO - Resfriados, anginas, gripes bronquites e sudorífero.

SALSA – Rica em vitaminas, sais minerais e ferro; combate fraqueza, anemia e problemas nervosos; melhora o apetite; ativa as funções de memória, favorece a digestão, Seu chá combate as febres da primavera e outono, o amarelão, a retenção da urina, a obesidade; provoca suor, gases intestinais, inchaços de fígado, estimula as contrações uterinas. O suco tomado em leite acalma a asma, levanta o espírito após a embriaguez. Externamente, se usa em cataplasmas ou compressas para curar úlceras, mesmo cancerosas, chagas rebeldes, machucaduras, pancadas, contusões. Partes usadas: Folhas e raízes . Modo de usar: Contra a dor de dente (colocam-se folhas esmagadas com um pouco de sal no ouvido do lado em que dói o dente); Para estancar hemorragia nasal usa-se uma bolinha posta na narina onde está a hemorragia. Fonte : Cultura popular.

SÁLVIA possui propriedades: antiabortiva; reguladora da tensão arterial, tônica, digestiva, eliminador de gases, estimulante, hipoglicemiante,, ante-sudorífica, ante-séptica, controla secreções, dermo-purificante, ante-caspa, antioxidante, e aromática. Chá das folhas, tomado quente combate: gripes, resfriados, febres, aborto involuntário, problemas de útero e ovário; doenças gástricas, febre, gases intestinais, debilidade cardíaca e sexual; indisposição e debilidade do estômago, vômito após as refeições dor de cabeça digestiva; problemas digestivos, cólicas menstruais, deficiências cardíacas, debilidade sexual, gases intestinais, dor nos membros; estimulante dos nervos; aumenta a capacidade intelectual; fortalece o útero, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabetes; esfregando suas folhas nos dentes promove o clareamento destes e fortalece as gengivas;. Partes usadas: folhas e ramos. Contra indicações: : não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação nem durante a lactação. Fumando as folhas secas, alivia a tosse asmática ; com seu suco, fabricam-se pomadas que se aplicam em úlceras, feridas, varizes e toda classe de paralisias. Fonte Cultura popular

Seborréia calêndula

Secreção branca de vagina ou útero: ver corrimento

Seio / fissura no: alfavaca, calêndula, tanchagem

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

SENE – Possui propriedades purgativas, laxativas, depurativas e febrífugas, tomando-se o chá das folhas. Uma colher de suco das folhas, tomada três vezes ao dia, ajuda a eliminar as manchas do corpo. É planta abortiva. Seu uso forte não é recomendado na gravidez.

SETE-SANGRIAS – Existem 14 espécies. Não confundir com a árvore sete-sangrias. Sete-sangrias é usada contra febres, moléstias venéreas, sífilis; sudorífera; diurética, faz baixar pouco a pouco a pressão alta, combate o colesterol, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração, depurativa do sangue, limpa os intestinos e rins, eficiente contra diarréia e reumatismo.

Sífilis: carobinha

Sinusite: eucaliptos; macela, mastruço, buchinha

SOJA - É aproveitada com alimento, seja como óleo, leite, queijo, farinha; entra em muitas receitas culinárias e de rações para animais. Recomendada para os fracos, diabéticos, doenças de pele,

Sono agitado: catuaba

STÉVIA ( stévia rebaldiana ) – Adoçante 300 vezes mais doce do que o açúcar de cana, não provoca cárie, não engorda e pode ser utilizada pelas pessoas portadoras de diabetes e obesas. Combate principalmente: a hipertensão, a fadiga e o estado de depressão. Atua como tônico cardíaco; estimulante das funções cerebrais; coadjuvante no tratamento de diabetes e obesidade. Ainda sem comprovação científica, mas segundo os costumes indígenas, ela é usada como preventivo contra gravidez em algumas destas comunidades. Partes usadas: folhas e hastes. Contra indicações: sem registros. Modo de usar: como chá 2 xícaras de cafezinho em meio litro de água ( deixar repousar ) tomar de 6 a 8 xícaras ao dia; como adoçante, acrescentar a mesma quantidade de stévia á quantidade indicada da outra erva que se pretende fazer o chá ( em vasilha que não seja de metal) ; despejar água quente, tampar, deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar segundo a indicação do chá específico. Fonte: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.122,123p.

Sudorífico: alfavaca - capim limão. Calêndula , cordão de frade

Tabagismo :calêndula

TANCHAGEM possui propriedades : ante inflamatória, depurativa, cicatrizante, diurética, expectorante, bactericida, controla secreções e antediarreica. Combate: Bronquite, asma, Inflamações, problemas das vias respiratórias, do estômago do fígado dos rins , abcessos internos, tumores.Parte usada: Aérea. Contra indicações: : Sem registros .Modo de Usar:Uso interno: 5 gramas ( uma colher de sopa ) para meio litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia ou gargarejo.Externamente usar a mesma proporção e lavar as feridas com a infusão.

TANSAGEM, TANCHAGEM, CINCO-NERVOS – Existem 12 espécies. Na Índia, é uma das ervas mais usadas pelas suas propriedades medicinais. É controla secreções, combate qualquer inflamação dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, das garganta, das amídalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Externamente, se usa o suco das folhas ou o cozimento para curar feridas, doenças de pele, crosta na cabeça, infecção vaginal, nevralgias das mamas, câncer dos seios, úlceras, câncer interno; cataplasmas com as folhas e com farinha. Benéfica na incontinência da urina. Uma colher de sopa de semente serve como especial remédio contra diarréia, cólica infantil, febres intestinais, gripes, apendicite crônica, inflamações nos ovários e bexiga, hemorróidas. As raízes são tônicas. Os fumantes têm nela, tomando bastante chá, um desintoxicante da nicotina e remédio para vencer o seu vício. Combate ainda a tosse, a asma e a tuberculose. Sua pomada é bem eficiente para curar feridas.

TARUMÃ, CINCO-FOLHAS – É um dos melhores depurativos do sangue, diurético, sangue grosso, sangue agitado, crianças que babam (chá), combate pressão alta; a raiz é tônica, febrífuga, contra inflamações da bexiga e do útero de diversas doenças da pele. As frutas são comestíveis e para as mesmas doenças. As mulheres, na idade crítica, encontram nele favorável solução.

Tênia: carqueja

Tensão muscular: capim limão

Tensão pré menstrual- mil folhas, linhaça

Tônico geral. ( levanta defunto)

Tônico geral: cordão de frade, catuaba, marapuama, mentrasto, alfavaca erva de bicho , jurubeba , alfavaca cordão de frade , ginseng

Tônico sexual: fáfia, ginko, catuaba, marapuama, ginseng, nó de cachorro, guaraná

Tosse: alfazema, assa-peixe, anis, capim limão, cordão de frade , embaúba, espinheira santa, eucaliptos, guaco, malva, poejo, sálvia, tanchagem

Tranquilizante: capim limão, alfavaca erva de bicho, macaé

Traumatismo: arnica

Traumatismos

Triglicerídeos: alcachofra, alho

Trombose

Trombose- mil folhas

Tuberculose: cavalinha

Tumor no abdome: jurubeba

Tumor no útero: jurubeba

Tumores: jurubeba ,

Úlcera estomacal: calêndula, cavalinha

Úlcera no intestino: cavalinha

Úlceras: alecrim, calêndula, carqueja , erva de bicho, espinheira santa, guaçatonga, sálvia

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

UMBAÚBA(cercópia palmata), também conhecida como: árvore de preguiça e imbaúba, possui propriedades: cardiotônica, balsâmica, diurética e expectorante. Combate principalmente tosse, bronquite, coqueluche e enfraquecimento do coração. Contra-indicações: sem referencias . Modo de usar: Chá das folhas na proporção de 5 gramas de folhas para cada meio litro de água. Tomar até 3 copos dia. ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Unha de gato : associado a Uchi amarelo, tem apresentado bons resultados nos casos de mioma uterino e dificuldade de engravidar

Urina redução ou falta : alfazema

Urina solta: cavalinha, guaraná

URUCU (Bixa orellana) repelente de insetos, antídoto contra ácido cianídrico e veneno de mandioca, expectorante, sensibiliza a pele para a fotocromificação, agindo como bronzeador; aumenta a resistência da pele contra os raios ultravioleta; atua como filtro solar; . Combate : prisão de ventre, hemorragias, doenças do coração, estômago respiratórias. ** Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica Editora Ateneu 2003

Útero cólicas: mentrasto, alfavaca

Útero doenças: assa-peixe , camomila , jurubeba , tanchagem

Útero fortalecimento: calendula

Útero sangramento: cordão de frade

UXI AMARELO - A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. A unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses. A erva fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores. Leve ao fogo 25 gramas de uxi amarelo em meio litro de água e deixe ferver bem ( cerca de meia hora); deixe descansar por cerca de meia hora, coe e tome todo o conteúdo pela manhã; ( pode-se fazer um litro com 50 gramas e tomar metade em dia e metade no outro) Leve ao fogo 25 gramas de unha de gato em meio litro de água e deixe ferver bem ( cerca de meia hora); deixe descansar por cerca de meia hora, coe e tome todo o conteúdo á tarde ; ( pode-se fazer um litro com 50 gramas e tomar metade em dia e metade no outro) Dos relatos 90% das mulheres que usaram os chás, engravidaram entre trinta a noventa dias após o início do tratamento. Não há registros de contra-indicações; qualquer mulher pode tomar, exceto se já estiver grávida . Fontes: http://maisvoce.globo.com/ ; http://redeglobo.globo.com/Globoreporter/ e www.altamiranet.com.br/uxi

VANILA, BAUNILHA – A vanila é uma orquídea que produz uma vagem que só depois de seca é aromática. A vanila artificial é que mais se usa em doces. Esta, natural, tem como propriedades ajudar a estimular o apetite, tonificar o estômago e os intestinos e sobretudo fluidificar a secreção biliar. O pó ou a tintura feita das vagens é uma delícia em bolos e doces.

Varicoses: erva de bicho

Varises

Varizes - calêndula , tanchagem , ipê roxo, arnica, mil folhas, erva de bicho, mil folhas

Vasoconstritor: erva de bicho,

Vasodilatador: calêndula, guaraná

Veneno de mandioca (antídoto) - urucu

Vermes: carqueja, maracujá, mastruço, poejo, erva de bicho

Vias respiratórias: alfavaca , cordão de frade

Você conseguirá tratar a micose de unha com o mesmo tipo de tratamento para o extermínio de qualquer fungo:

Vômito: erva cidreira, hortelã, macaé, calêndula.

ZIMBRO – As bagas são as partes mais usadas desta planta. Tem indicações tônicas, diuréticas, digestivas, anti-sépticas. Eficaz na dificuldade de urinar, na insuficiência renal crônica, contra cálculos renais, bronquite crônica, reumatismo, doenças de pele especialmente psoríase e eczema crônico (em forma de pomada). O óleo extraído das bagas atua em aplicações externas como linimento balsâmico. Com 20 g de bagas esmagadas prepara-se uma ilusão para 1 litro de água, recomenda-se t


8 comentários:

  1. muito bom,só faltou os nomes científicos das plantas
    Lelington
    lelington50@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

  2. Minha boca está sem palavras, Dr.Wise me curou de HIV que eu tenho sofrido nos últimos 5 anos agora. Eu sou Bernice Oliviera, de Puerto Rico México. Eu gastei um monte de drogas hospitalares para ficar saudável e vivo, eu tentei todos os meios na vida para sempre tornar-se HIV negativo, mas não houve resposta até que eu encontrei depoimentos na internet de pessoas que foram curadas pelo Dr. Sensato. Eu nunca acreditei em médico de feitiço ou medicina herbal para a cura do HIV, mas eu decidi dar um passo para ver se ele poderia me salvar desta doença mortal. Eu entrei em contato com Dr.Wise através deste e-mail que eu vi online drwisehivhealinghome@gmail.com. Contei-lhe tudo sobre a minha doença e ele disse que podia me ajudar. Eu paguei as despesas e ele me forneceu alguns remédios curativos e me deu algumas receitas. Eu tomei como ele foi prescrito e fui para o teste após os primeiros 14 dias, era HIV negativo. Eu não podia acreditar até que eu fui para o segundo teste no dia seguinte, eu fui sobre e sobre e sobre a série de teste e tudo saiu negativo. Seus 3 meses agora que eu tenho curado e eu prometi ajudar outros como eu. Então eu vou anunciar a todos em todo o mundo para ter HIV positivo, herpes, HPV, hepatite B, cérebro nevoeiro, câncer, sífilis, asma ou qualquer doença terrível, entre em contato com este grande curador imediatamente antes que ele chega tarde demais. Seu email: drwisehivhealinghome@gmail.com ou número de telefone você pode chamar sua linha pessoal em +2349063191711 Ele será sempre feliz em ajudá-lo on-line e garantir que você curou a tempo.

    Se você ainda precisa da minha ajuda, envie-me um e-mail para bernicecarlosoliviera@gmail.com ou me adicione no facebook: Bernice Oliviera.

    ResponderExcluir
  3. Minha boca está sem palavras, Dr.Wise me curou do HIV que eu tenho sofrido nos últimos 5 anos agora. Eu sou Bernice Oliviera, de Puerto Rico México. Eu tenho gastar muito ao obter drogas do hospital para me manter saudável e vivo, eu tentei todos os meios na vida para sempre tornar-se HIV negativo, mas não houve resposta até que eu encontrei testemunhos na internet de pessoas que foram curadas por Dr .Sensato. Eu nunca acredito em médico de feitiço ou medicina herbal para a cura do HIV, mas eu decidi dar um passo para ver se ele poderia me salvar desta doença mortal. Eu entrei em contato com Dr.Wise através deste e-mail que eu vi online drwisehivhealinghome@gmail.com. Contei-lhe tudo sobre a minha doença e ele disse que podia me ajudar. Eu paguei as despesas e ele me forneceu alguns remédios curativos e me deu algumas receitas. Eu tomei como ele prescreveu e fui para o teste após os primeiros 14 dias, era negativo do HIV. Eu não podia acreditar até que eu fui para o segundo teste no dia seguinte, eu fui sobre e sobre e com a série de teste e tudo saiu Negativo. Seus 3 meses agora que eu tenho curado e eu prometi ajudar outros como eu. Por isso vou anunciar a todos em todo o mundo ter HIV positivo, herpes, HPV, hepatite B, cérebro nevoeiro, câncer, sífilis, asma ou qualquer doença terrível, entre em contato com este grande curador imediatamente antes que ele chegue tarde demais. Seu e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com ou número de telefone você pode chamar sua linha pessoal em +2349063191711 Ele estará sempre feliz em ajudá-lo on-line e garantir que você curado a tempo.

    Se você ainda precisar da minha ajuda, envie um e-mail para mim bernicecarlosoliviera@gmail.com ou me adicione no facebook: Bernice Oliviera.

    ResponderExcluir
  4. É óbvio que alguns pacientes com herpes estão sendo escravizados pelo antiviral e outros medicamentos ortodoxos suplementares apenas para ajudar a suprimir o vírus e não para a cura. Estou com o vírus há 8 meses, até que fui apresentada por uma amiga que também compartilhou sua história online sobre como ela foi curada do Herpes Genital depois de usar o remédio herbal Dr. Oosa. Recentemente, fui curado do meu vírus de herpes. Muito obrigado a Deus por usar este Grande e sincero Herbal Man chamado Dr. Oosa para me curar do vírus. Prometi continuar falando coisas boas sobre o Dr. Oosa. Sinta-se à vontade para compartilhar seus problemas com ele. Quero que você entre em contato com o Dr. Oosa em: doctoroosaherbalhome.org@gmail.com e você também pode ligar ou Whatsapp para ele através do +2348162352979. O DOUTOR OOSA TAMBÉM PODE CURAR OS SEGUINTES: - HIV +, CÂNCER TODAS AS CRIANÇAS, DIABETES, BAIXA CONTAGEM DE ESPERM, PROBLEMAS RENAS, HPV, GONORRÉIA E MUITOS MAIS

    ResponderExcluir
  5. É óbvio que alguns pacientes com herpes estão sendo escravizados pelo antiviral e outros medicamentos ortodoxos suplementares apenas para ajudar a suprimir o vírus e não para a cura. Estou com o vírus há 8 meses, até que fui apresentada por uma amiga que também compartilhou sua história online sobre como ela foi curada do Herpes Genital depois de usar o remédio herbal Dr. Oosa. Recentemente, fui curado do meu vírus de herpes. Muito obrigado a Deus por usar este Grande e sincero Herbal Man chamado Dr. Oosa para me curar do vírus. Prometi continuar falando coisas boas sobre o Dr. Oosa. Sinta-se à vontade para compartilhar seus problemas com ele. Quero que você entre em contato com o Dr. Oosa em: doctoroosaherbalhome.org@gmail.com e você também pode ligar ou Whatsapp para ele através do +2348162352979. O DOUTOR OOSA TAMBÉM PODE CURAR OS SEGUINTES: - HIV +, CÂNCER TODAS AS CRIANÇAS, DIABETES, BAIXA CONTAGEM DE ESPERM, PROBLEMAS RENAS, HPV, GONORRÉIA E MUITOS MAIS

    ResponderExcluir
  6. É óbvio que alguns pacientes com herpes estão sendo escravizados pelo antiviral e outros medicamentos ortodoxos suplementares apenas para ajudar a suprimir o vírus e não para a cura. Estou com o vírus há 8 meses, até que fui apresentada por uma amiga que também compartilhou sua história online sobre como ela foi curada do Herpes Genital depois de usar o remédio herbal Dr. Oosa. Recentemente, fui curado do meu vírus de herpes. Muito obrigado a Deus por usar este Grande e sincero Herbal Man chamado Dr. Oosa para me curar do vírus. Prometi continuar falando coisas boas sobre o Dr. Oosa. Sinta-se à vontade para compartilhar seus problemas com ele. Quero que você entre em contato com o Dr. Oosa em: doctoroosaherbalhome.org@gmail.com e você também pode ligar ou Whatsapp para ele através do +2348162352979. O DOUTOR OOSA TAMBÉM PODE CURAR OS SEGUINTES: - HIV +, CÂNCER TODAS AS CRIANÇAS, DIABETES, BAIXA CONTAGEM DE ESPERM, PROBLEMAS RENAS, HPV, GONORRÉIA E MUITOS MAIS

    ResponderExcluir
  7. É óbvio que alguns pacientes com herpes estão sendo escravizados pelo antiviral e outros medicamentos ortodoxos suplementares apenas para ajudar a suprimir o vírus e não para a cura. Estou com o vírus há 8 meses, até que fui apresentada por uma amiga que também compartilhou sua história online sobre como ela foi curada do Herpes Genital depois de usar o remédio herbal Dr. Oosa. Recentemente, fui curado do meu vírus de herpes. Muito obrigado a Deus por usar este Grande e sincero Herbal Man chamado Dr. Oosa para me curar do vírus. Prometi continuar falando coisas boas sobre o Dr. Oosa. Sinta-se à vontade para compartilhar seus problemas com ele. Quero que você entre em contato com o Dr. Oosa em: doctoroosaherbalhome.org@gmail.com e você também pode ligar ou Whatsapp para ele através do +2348162352979. O DOUTOR OOSA TAMBÉM PODE CURAR OS SEGUINTES: - HIV +, CÂNCER TODAS AS CRIANÇAS, DIABETES, BAIXA CONTAGEM DE ESPERM, PROBLEMAS RENAS, HPV, GONORRÉIA E MUITOS MAIS

    ResponderExcluir
  8. É óbvio que alguns pacientes com herpes estão sendo escravizados pelo antiviral e outros medicamentos ortodoxos suplementares apenas para ajudar a suprimir o vírus e não para a cura. Estou com o vírus há 8 meses, até que fui apresentada por uma amiga que também compartilhou sua história online sobre como ela foi curada do Herpes Genital depois de usar o remédio herbal Dr. Oosa. Recentemente, fui curado do meu vírus de herpes. Muito obrigado a Deus por usar este Grande e sincero Herbal Man chamado Dr. Oosa para me curar do vírus. Prometi continuar falando coisas boas sobre o Dr. Oosa. Sinta-se à vontade para compartilhar seus problemas com ele. Quero que você entre em contato com o Dr. Oosa em: doctoroosaherbalhome.org@gmail.com e você também pode ligar ou Whatsapp para ele através do +2348162352979. O DOUTOR OOSA TAMBÉM PODE CURAR OS SEGUINTES: - HIV +, CÂNCER TODAS AS CRIANÇAS, DIABETES, BAIXA CONTAGEM DE ESPERM, PROBLEMAS RENAS, HPV, GONORRÉIA E MUITOS MAIS

    ResponderExcluir