21 de maio de 2010

PLANTAS MEDICINAIS



PLANTAS MEDICINAIS

Aqui não se pretende fazer indicações ou prescrições de qualquer tratamento ou uso de plantas; coisa que deve ser feita por profissional especializado.

Nosso foco de trabalho é a localização de plantas o registro das informações contidas na literatura, nas pesquisas científicas e na cultura popular, como forma de manter vivo o conhecimento sobre plantas medicinais.

- Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica Editora Ateneu 2003 . Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, Universidade Federal de Viçosa 1995. Franco, Lelington Lobo As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998 . Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga.

- Maiores informações com Aécio Mendes -begin_of_the_skype_highlighting 35 98062310 end_of_the_skype_highlighting ou e-mail saudeamas@yahoo.com.br

Projeto financiado com recursos da AMAS ( Associação Mineira de Assistência á Saúde. Varginha – MG

ALECRIM ( Rosmarinus officinalis ) possui propriedades: anti-reumática, eliminador de gases, cefálica, estimulante cardíaco, hipotensora, vulnerária emenagoga e cicatrizante. Combate principalmente : diabetess II, debilidade do coração doenças hepáticas, úlceras , queda de cabelo, problemas digestivos, dor de estômago, dor de cabeça nervosa, vertígem, perda de memória, queda de cabelo, pressão alta, dores musculares, dores nas articulações, depressão fraqueza , cansaço físico e intelectual, problemas intestinais, problemas renais e doenças das vias respiratórias. Contra indicações: não deve ser usado por mulheres grávidas , podendo provocar aborto. Modo de usar: 7 gramas da planta para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. No uso externo: banhos e compressas. **Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

ALECRIM DO CAMPO – Estimulante físico, mental e ante-depressivo. Combate principalmente Esgotamento físico e mental, depressão e distúrbios intestinais. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: uma colher das de sopa de folhas ou para meio litro de água. Tomar até três copos ao dia. Fonte: Cultura popular.

Alergias: calêndula

ALFAVACA (Ocimum basilicum), também conhecida como: alfavaca de vaqueiro, folha larga dos cozinheiros, manjericão doce, basilicão, basílico grande, basílico comum e basílico doce, possui propriedades: galactogenica, tônica, diurética, carminativa, estomáquica, emenagogoga, sudorífera. Combate principalmente: estomatite, afta, bronquite, faringite, dor no útero, cólica, diarréia, problemas dor na garganta, problemas respiratórios, problemas das vias urinárias, flatulência, insônia, crise nervosa, feridas nos seios, prisão de ventre alem de aumentar a produção do leite. Modo de usar: 4 gramas de folhas para meio litro de água quente; deixar repousar (tampado) durante 6 horas tomar um copo três vezes ao dia. No uso externo 10 gramas de folha para um quarto de litro de água e banhar o local afetado. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998; Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga. Segundo o costume popular, o chá é diurético, estimulante, sudorífero, digestivo, elimina pedras dos rins; os emplastos eliminam: inflamações dos testículos, reumatismo, paralisias, inchaço nas pernas.; usada em gargarejos combate as aftas; sob a forma de bochecho, combate estomatites.

ALFAZEMA – anti-séptico, estimulante, cicatrizante, digestiva, ante-depressiva, ante-espasmódica, refrescante, e hipotensora. Combate principalmente pressão alta, dor de cabeça, enxaqueca, diurética, anúria ( ausência ou escasses de urina), gripe, bronquite, ausencia de menstruação, asma, doenças do fígado e baço; nervosismo, dor de cabeça, neurose cardíaca, ventosidade. As mulheres têm nela um regulador das menstruações. Sua essência combate piolhos e outras parasitas. Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998; Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Almeirão Coadjuvante nas dietas de emagrecimento e atua no combate da apendicite.

Amarelão :ver anemia

Amigdalite: goibeira ,malva, sálvia, tanchagem

AMOR–DO–CAMPO – Ainda com o nome de amor-agarrado, é usado na medicina como depurativo do sangue, diurético, elimina corrimento da uretra e da bexiga, rins e doenças do fígado. É benéfica em aplicações em moléstias de pele como herpes e impigens.

AMOR-PERFEITO – Conhecida também com o nome: flor-da-trindade, violeta de três cores. Os seus valores terapêuticos são: purificador do sangue, algo laxante, atua sobre as glândulas linfáticas, mau funcionamento dos rins com retenção de líquidos (edema). O povo faz uso deste medicamento na crosta láctea das crianças, eczema que dá no rosto e na cabeça com coceira. Usado contra a vontade contínua de urinar, emissão abundante de urina fétida, palpitações do coração, poluições noturnas com sonhos que causam inquietação. Para as indicações acima usa-se o chá com 10 g de flores ou 20 g de folhas para um litro de água a ferver, 3 a 4 xícaras por dia.

Anemia : dente de leão, hortelã, jurubeba, picão, quebra-pedra.

Anemia feminina ( clorose) – milihomem

Anemia nervosa: calendula

Anemia: assa-peixe , alecrim , arnica, agrião, carqueja, confrei

Angina : arnica: erva de santa maria , sabugueiro, calendula, guaraná

ANIS – Chamado de "Erva-doce". Chá de uma colher de semente combate: cólicas das crianças, diarréia crônica; provoca sono, evita desmaios, aumenta o leite das mães; é digestivo e contra azia. Tem ação sobre o cérebro, facilitando trabalhos intelectuais. Aumenta a urina; estomacal e emenagogo.

Ansiedade: capim limão, camomila, maracujá, melissa, ginseng

Antiabortivo : calendula

Antibiótico: carqueja, tanchagem

Anticoncepcional : stévia

Antiinflamatório

Apendicite: tanchagem

Aperiente: alecrim , camomila catuaba, carqueja , erva de bicho, funcho, mentrasto, carqueja, ginseng

APERTA-RUÃO – Esta planta é fortemente controla secreções. Externamente serve seus cozimento para lavar feridas, em banhos, fazer bochechos. Combate o mau hálito, diarréia, gonorréia e males do fígado.

Apetite: falta :ver aperiente

ARARUTA – É do rizoma que se extrai uma fécula branca, a tapioca comercial, empregada nas confeitarias, na confecção de biscoitos, bolos e doces. Seu mingau fortalece os fracos, crianças e idosos. É muito recomendado para as crianças com problemas intestinais, distúrbios digestivoss. Aplica-se também em feridas purulentas; é contraveneno de cobra.

ARNICA – Combate principalmente Inflamações, fortalece o coração e evita a coagulação do sanguetoxicologia: altas doses provocam irritação no aparelho digestivo e interferência no sistema nervoso central.

AROEIRA – Não é aquela que causa alergias. Indicada para banhos no reumatismo, dor ciática, diarréias e disenterias; é controla secreções. A casca é de valor contra as feridas, tumores, inflamações em geral, hemorragias internas, cicatrizante e problemas respiratórios. Os jesuítas preparavam com a resina o famoso bálsamo das missões, anacauita é boa também.

ARRUDA

ARTEMÍSIA - Bom para o sistema nervoso, anemia, fraqueza em geral, fígado; provoca menstruações suprimidas, doenças uterinas; elimina gases; combate a verminose (chá das flores). O chá de Artemísia, tomado durante oito dias antes do parto, aumenta as secreções das mucosas genitais e facilita o parto.

Artereosclerose

Arteriosclerose: arnica, chapéu de couro , carqueja, guaraná, guaraná

Articulações ( inflamação ) veja artrite

Artrite: arnica, chapéu de couro, erva de bicho, guaco, ginseng, mil folhas , cordão de frade

Artrose: abacateiro, erva de bicho, mentrasto, ginseng

As duas pessoas mais ricas que eu ja encontrei. Vivem numa felicidade que não tem tamanho; vivem rindo e nos vários que os conheço, nunca ouvi nenhum deles pronunciar o verbete "dinheiro" . Eles nem esquentam a cabeça com isto. Cuei ( coelho) e Chica. Homenagem de quem admira vocês dois Aécio Mendes março de 2006.

Asma : carqueja cordão de frade, espinheira santa, sálvia, umbaúba , tanchagem -

ASSA-PEIXE ( veronia polyantes ) , tambem conhecido como Assa-peixe possui propriedades: hemostática e expectorante. Combate : gripe pulmonar, tosses rebeldes, bronquites e hemorróidas; em banhos nas doenças do útero; alivia pontadas, dores no peito e nas costas, amarelão (raiz). O cozimento da raiz serve para estancar sangue, desfazer golpes e machucaduras.tosse e bronquite.Partes usadas: Folhas.Contra indicaçãos: popularmente diz-se que pode causar manchas nos pulmões.Modo de usar: duas folhas em uma xícara de água ferver por cinco minutos, coar, adoçar a gosto Adultos: uma colher de sopa 2 a 3 vezes ao dia.Em caso de hemorragias externas, a compressa com o chá da planta estanca o sangramento.

Aumento da força muscular - ginseng

Ausencia de menstruação- mil folhas

AZEITE DE OLIVA : Rico em vitaminas A, D, K e E, reduz o colesterol, previne o câncer de: mama, reto e próstata; as doenças cardiovasculares, a artereosclerose, rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular e o aparecimento de rugas; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; acelera as funções metabólicas; protetor e tônico da pele, unhas e cabelo; estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização; hidratante e suavizante, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos. Fontes : http://www.portalbrasil.net/medicina_azeitedeoliva.htm ; http://www.azeite.com.br/content.php?Topicid=3&type=;

Azia: anis, carqueja, espinheira santa, alecrim

Baba: adstringente ( reduz a secreção da boca ) - calêndula , tanchagem , ipê roxo

BABOSA ( aloé Vera ) é rica em glicosídios, antracnomas, lignina, saponina, mucilagem, cálcio, magnésio, fósforo, colina e vitaminas: A, B!, B2, B6, B9, B12. Possui ação: coagulante, cicatrizante, regeneradora, desintoxicante, antiinflamatória, analgésica, anti-séptica, emoliente, adstringente, colerética, vulneraria e anti-cancerígena Atua principalmente em: queimaduras de sol, feridas, eczemas, mancha senil, erizipela, melhora a produção do suco gástrico. Modo de usar: Para queimaduras e , inlfamações e queda de cabelo : bater uma folha com algumas gotas de limão em um liquidificador aplicar sobre o local por 30 minutos e depois lavar; uso interno : usar a quantidade folhas suficientes para dar cerca de um metro adicione 300 gramas de mel ; e um cálice de álcool ou rum; tomar 20 ml 3 vezes ao dia. Fontes: Soutwest Institute for Natural Sources ( USA ) ; Lelington Lobo Franco As 50 Plantas Campeãs da Cura 75,76p.

Baço: alfazema, carqueja, jurubeba

Bactericida - capim limão , calêndula

Baixa resistência a doenças ( astenia): alecrim

BANCHA - Digestivo, usar sem aditivo.

BARBATIMÃO – ( Stryphnodendron barbatiman ) possui propriedades: Cicatrizante antebacteriana, antiinflamatória; combate preincipalmente: Úlceras e corrimento vaginal. Modo de usar pomada, creme ou gel para ulcerar e concentração de 5 a 10% para Corrimento vaginal,. **Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003. Segundo o costume popular, o chá da planta também combate diarréia hemoptises e hemorragias uterinas

BARDANA possui propriedades: depurativa, diaforética, diurética, antiinflamatória, bactericida e ante-séptica, anti-sifilítica, .Combate: queda de cabelo, abcessos, sífilis, problemas de pele, cálculos renais, cólicas hepáticas, debilidade do estômago, enfermidades do fígado e coração, feridas, furúnculos, gota, herpes, prisão de ventre, queda de cabelo e sarna Parte usada: folha , flor e raiz.Contra indicações: não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação e deve-se ter cautela no uso interno para crianças. Modo de usar: Compressa para contusão e reumatismo.

Bexiga: carqueja, chapéu de couro, malva, tanchagem, cavalinha

Boca: malva

Boldo BOLDO (Vernonia condensata Beker). Indicações: aperiente, colagogo, colerético, desintoxicante do fígado, diurético e antidiarrético. ...

BOLDO DO CHILE – É tônico; doenças e cálculos do fígado, prisão de ventre, gases intestinais, digestão difícil; dá sono suave; febre; três xícaras por dia. O boldo-do-brasil é de diferentes propriedades, forte calmante e é uma droga (moderação no uso). Veja a palavra falso-boldo.

Broncopneumonia: calêndula

Bronquite: assa-peixe , alfavaca, carqueja , guaco, macaé, mastruço, tanchagem

Brotoeja: calêndula

BUCHINHA DO NORTE - Rinite alérgica, sinusite frontal ou maxilar, laringite crônica. Contra indicado para mulheres grávidas.

Bucite - sabugueiro

CABELO DE MILHO - Diurético eficaz, cistites, uretrites, eliminação de catarros vesicais, cálculos renais

Cabelo queda : alfazema, alecrim, , bardana, erva de bicho, mil folhas,

Cabelos fortalecimento : jaborandi

Caimbra no estômago: camomila

Cálculos biliares: assa-peixe, carqueja , hortelã

Cálculos renais : assa-peixe, bardana, carqueja, chapéu de couro, quebra-pedra

CALENDULA (calendula oficinalis) possui propriedades: Tonificante da pele; dilatadora dos vasos sanguíneos, melhora a circulação, modera secreções, cicatriza feridas, destrói micro organismos patogênicos, acalma as dores, cicatriza feridas e chagas ativa a produção do suor. Combate principalmente: irritações internas, fungos, vômito, infecções, acne, alergias, angina, candidiase, picada de insetos, queimadura, seborréia, tabagismo, cólica menstrual, fissura nos seios, problemas digestivos, problemas hepáticos e vulvovaginite. Partes usadas: folhas e flores. Contra Indicação: Gestantes. . Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas em uma xícara de álcool deixando macerar por três dias, devendo ser coado e guardado em um vidro escuro; tomar uma colher (de café) diluída em água, antes das refeições; ou chá de 10 gramas de folhas, para meio litro de água, tomar uma xícara três vezes ao dia.** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Calmante

Calmante de dores : abacate, capim limão

Calmante: capim limão , erva cidreira, lípia, guaco, macela , malva, maracujá, stévia

Calos: calendula

CAMOMILA calmante, vermífuga, cicatrizante, ante-espasmódica, tônica, antiinflamatória. Combate: Indigestões, gases, debilidades do estômago, falta de apetite, cólicas, histerismo; vermes intestinais, doenças do útero e dos ovários; cólicas, câimbras do estômago, menstruação excessiva, febre, histerismo, gases, problemas de pele .Partes usadas: flores. Contra indicações: : não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação nem durante a lactação. Em altas doses pode causar atonia do músculos do útero, da bexiga e do aparelho digestivo. Modo de usar: uma colher das de sopa de flores para meio litro de água, tomar até 3 copos ao dia. Fonte: Cultura popular.

CANA-DO-BREJO – Sudorífera; diurética; na sífilis; pedras na bexiga; inflamações dos rins; falta de regras;

Câncer: assa-peixe, babosa, fáfia, gengibre, ipê roxo, tanchagem, ginseng

Cancro: ipê roxo

Candidíase – Calêndula, barbatimão ( cultura popular).

CANELA (CASCA) - Hemorragia nasal, moderar as cólicas, doenças catarrais, febre e vômitos.

CANFORA: ( Artemísia canforata ) comate principalmente reumatismos, contusões, dores musculares e picada de insetos. Modo de usar Infusão em álcool, aplicar sobre o local afetado. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Cansaço: capim limão, alecrim, alfavaca

CANSANÇÃO

Cansasso

Cansasso físico: guaraná catuaba

Cansasso mental: guaraná catuaba

CAPIM LIMÃO ( Cymbopongon citratus ) também conhecido como: capim santo, capim cidrão e erva cidreira de capim, possui propriedades: calmante, diurético, sedativo, analgésico, carminativo, ante-séptico, antipirético, anti-espasmódico, anti-bacteriano, hipotensor e ante-reumático. Combate: Estresse, cansaço, insônia, ansiedade, promove o clareamento dos dentes e melhora as funções do estômago. Partes usadas: toda a planta. Contra indicação: deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação e durante a lactação. O uso em excesso provoca fraqueza geral; em doses elevadas provoca aborto. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

CARDOMOMO – É uma espécie de cana, como o gengibre. O povo comumente chama esta planta de noz-moscada, mas não é. A semente, que raramente dá, tem o gosto fraco de noz-moscada. Os egípcios a mascavam para conservar os dentes brancos e a boca aromática. Os romanos a usavam como condimento digestivo e para aromatizar licores. O chá das folhas estimula o apetite, alivia gases intestinais, normaliza distúrbios gástricos. É um auxiliar de tempero para dar melhor gosto aos alimentos.

Carminativo :eliminador de gases

Carminativo: capim limão, alfavaca, milhome

CAROBINHA - Ação diurética, gargarejos, doenças cutâneas, anti-reumática e sífilis.

CARQUEJA ( Bacharis trimera) também conhecida por carqueja,vassoura, carque,tiririca de babado, bacanta quinq de condomine e cacaia, possui propriedades tônica, aperiente, estimulante do fígado, tônico estomacal, .Combate principalmente obesidade anemia, diabetess e má digestão.Contra indicação - Sem referencias; Parte usada: Folhas. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

CARRAPICHINHO - Dores lombares, males da bexiga e dos rins (Diurético).

CASCA D’ANTA - Má digestão, Boca amarga, falta de apetite. Controla secreções, tônico.

CÁSCARA SAGRADA – ( Rammus purshiana ) possui propriedades: laxante leve . Combate principalmente obesidade, constipação, prisão de ventre **Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003 . Segundo o costume popular, a ingestão de meio grama ao dia, do pó é suficiente para o efeito laxante suave.

Catarro intestinal: alfavaca

Catarro: canela

CATUABA – Tônica na falta de potência sexual, neurastenia, sono agitado, memória fraca; estimulante, aperiente, fortalece as pessoas esgotadas e fracas em geral.

CAVALINHA ( Eqsetun spp.), também conhecida como: milho de cobra, cola de cavalo, erva-canudo, cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo possui cerca de 30 espécies. Possui propriedades : antiobesidade e hemostática. Combate principalmente problemas renais, hemorragias e obesidade. Partes Usadas: Hastes e folhas. Contra indicações: Não usar as flores; o uso em exesso provoca defiencia da vitamina B1. Modo de Usar: Uma colher de sopa do pó da planta para meio litro de água, tomar de 3 a 4 xícaras pão dia para problemas renais. Para obesidade tomar um copo em jejun e dois copos após o almoço e o jantar. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995. Segundo o costume popular é remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades hemostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástricas e intestinal, perdas de sangue (reto, nariz e boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade.

Cavalinha – Ferver 10 gramas da planta em meio litro de água e tomar 3 cópos ao dia até passar a crise. Nota: não use as sementes. Fonte: Associação dos Conhecedores de Plantas Medicinais – Varginha - MG .

Caxumba: jaborandi

Cefaléia: capim limão

Celulite- mil folhas

CENTELHA ASIÁTICA - Celulite, gordura localizada, circulatória e preventivo de rugas.

Chagas venéreas e leprosas: carqueja

Chagas: calêndula, ginseng

CHAPÉU DE COURO ( Echinodorus macrophyllus) combate impurezas do sangue e rins, reumatismo, artrite, gota, litíase, nefrite, diarréia, pedra nos rins, bócio, problemas de crescimento, probemas na tireoide, doenças respiratórias. Contra indicação: Sem referencias. Modo de usar: Usi interno 10 gramas de folha para meio litro de água tomar de 4 a 5 xícaras de chá ao dia; para mhernea e problemas de pele usar emplasto das raízes varias vezes ao dia** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed.107,108p. O Naturalista 1998

Chicória - limpa o fígado, estimula o baço e, é recomendada para os problemas de visão em geral. Além disso, a chicória fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa as funções do estômago, intestino e fígado

Ciática: arruda, gengibre

Cicatrizante: calêndula , erva de bicho, erva cidreira , espinheira santa , eucaliptos, fáfia, guaco , jurubeba , mentrasto, mil folhas, picão, tanchagem, ginseng

CIPÓ CABELUDO - cólicas menstruais, pedra na vesícula, gota, combate e diminui a albumina.

CIPÓ SÀO JOÃO: ( Pyrostegia venusta miers) possui propriedade tônica. Comate principalmente diarréia e fraqueza geral. **Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Circulação: alecrim, arnica, erva de santa maria, fáfia, ginko

Cistite: agrião, alfavaca , angélica, eucaliptos, tanchagem , milhome

Clareamento dos dentes: capim limão

Cobra (antídoto contra picada): guaco

Colesterol: linhaça, macela, stévia

Cólica das crianças: anis, camomila

Cólica intestinal: capim limão

Cólica: abdominal- melão de são caetano, alfavaca

Cólica: alfavaca , camomila , canela , tanchagem

Cólica: mentrasto

COMINHO – Usado como condimento é praticamente como o anis. É carminativo (combate os gases), diurético, estomacal, provoca o mênstruo. Em cataplasma faz desinflamar os seios e os testículos. Dose normal: 3 g por xícara. Há povos que o usam para aromatizar queijos e pães.

Concentração ( dificuldade) catuaba

CONFREI, CONSÓLIDA, CONSOLDA – Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele. Pode-se tomar seu suco, como chá, ou em salada. Como remédio, ainda tem aplicações externas para curar feridas, como cicatrizantes de cortes, queimaduras, fraturas de ossos (aplica-se a massa da raiz junto com as ataduras); internamente: úlceras e inflamações dos intestinos, ovários, rins e bexiga, hemorróidas e hemorragias internas. Pode-se associar com outras ervas curativas como tansagem. Não aconselhamos seu uso interno por longo tempo continuado.

CONGONHA DE BUGRE - Tônico do coração. Indicado nas infiltrações e edemas das pernas arteriosclerose e artritismo.

Conjuntivite: tanchagem

Contusões

Contusões: arnica, mastruço, mentrasto

Convulsão – milhome

Coqueluche

Coqueluche : arnica , macaé umbaúba

Coração fraco: umbaúba

Coração tônico : umbaúba , alecrim, guaraná, urucu, erva de santa maria ;

CORDÃO DE FRADE ( leonotis nepetafoliae ) Diurético, tônico, sudorífico, estomáquico, expectorante; combate: ácido úrico. Contra indicação sem referencias. Modo de usar Uma colher de sopa da planta para meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia; crianças metade da dose. ** Fontes: Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga 16P.

Corrimento- melão de são caetano , barbatimão; jambolão

Cosntipação : cáscara sagrada

CRAVO-DA-ÍNDIA – Excitante aromático; alivia dor de dente, digestivo, nas fraquezas sexuais; contra gases, promove fluxo menstrual.

Crise nervosa: alfavaca

Crise renal - cavalinha

Crosta láctea calêndula

DENTE-DE-LEÃO, AMOR-DOS-HOMENS – Rico em vitaminas e sais minerais, é usado desde a antiguidade nas doenças do fígado e dos rins, como depurativo do sangue para melhorar o apetite, combater gases intestinais, prisão de ventre; feridas (o leite), câncer da bexiga; é benéfico contra o diabetes e seu suco tomado em água é um vantajoso fortificante dos nervos, do cérebro e das vistas;. Da raiz torrada se faz uma bebida com o gosto próximo ao do café. Fonte: Cultura popular

Depressão: alecrim do campo, gengibre, hipérico, linhaça, stévia, marapuama

Depurativo : carqueja, chapéu de couro , erva de bicho , ipê roxo , pata de vaca, maracujá, tanchagem

Dermatite: calêndula, carobinha, salsaparrilha

Derrame ( para acelerar a reabsorvição do sangue)

Derrame ( preventivo) - mil folhas

Derrame: arnica , malva

Desinfetante intestinal: guaraná

Desinfetante: espinheira santa

Desinteria : jambolão , marapuama

Desinterias sanguinolentas: erva de bicho, macela

Desintoxicante: calêndula

Desmaios: anis

Desobstruente do fígado: carqueja, jurubeba

Diabetes: carqueja, ipê roxo, jambolão , mentrasto ,pata de vaca, stévia, melão de são caetano

Diarréia : alfavaca, boldo, capim limão , carqueja, erva de bicho, macela , mentrasto, guaraná

Digestão ( má) carqueja

Digestão dificuldade : abútua, jurubeba

Digestão: calêndula,, capim limão

Digestivo / distúrbios: alecrim , alfavaca ,alfazema, boldo, capim limão ,linhaça

Digestivo : camomila, capim limão, carqueja, erva cidreira ,funcho, poejo, ruibarbo, funcho, cavalinha

Distúrbios intestinais: alecrim do campo.

Diurético: abacate, alfavaca, alecrim, assa-peixe, capim limão carqueja, espinheira santa, cordão de frade, chapéu de couro, guaco, jurubeba , erva de bicho, funcho, malva, pata de vaca ,quebra pedra , umbaúba , stévia, guaraná

Doenças auto-imunes: uncária tomentosa ( cat’s claw)

Doenças de pele: ( ver dermatite )

Doenças do figado- melão de são caetano, abutua,

Dor aguda - erva cidreira, lípia

Dor aguda ver antiespasmódico

Dor ao urinar: cordão de frade

Dor de cabeça

Dor de cabeça: alfazema , capim limão

Dor de dente: malva

Dor de garganta: alfavaca , calendula

Dor estomacal - capim limão

Dor lombar ( dores) : lágrima de nossa senhora

Dor muscular: capim limão

Dor no peito: assa-peixe

Dor no utero: alfavaca

Dor: capim limão – calêndula – sassafrás, erva de santa maria, espinheira santa, malva, mentrasto

Dores de superfícies irritadas : calêndula , malva

DOURADINHA-DO-CAMPO – Diurético, eficiente nas dificuldades de urinar, inflamações da bexiga e elimina as pedras. Cura as edemas e cremas. Benéfica nas doenças pulmonares, bronquites e tosses, como para combater a sífilis e amolecer tumores.

Eczema: calêndula, espinheira santa, guaçatonga

Edema pulmonar: jaborandi

Elefantíase - pata de vaca ,

Emenagôga : restaura o fluxo menstrual

Endema: : guaraná

ENDRO – Combate o soluço e ânsias de vômito (tomar o chá quente). A infusão das sementes para bochechos e gargarejos; cura as inflamações da garganta e da boca. Seu chá, tomado após as refeições, alivia dores intestinais, gases e hiperacidez do estômago. Aumenta o leite das mães. Semelhante ao funcho.

Entorse: arnica, capim limão

Enxaqueca: alfazema, arruda, hortelã, erva cidreira

Erisipela: jurubeba

Erizipela

Erva cidreira lípia alba

ERVA DE BICHO (plygonum hdropiperoides) também conhecida como Catalã ou Pimenta d’agua, possui propriedades anti-séptica, controla secreções, antiinflamatória, hipotensora, hemostática e anti-hemorroidal. Combate principalmente: hemorragias, hemorroidas, varizes, úlceras, diarréia, reumatismo, artrite, vermes, hipertenção, alem de reduzir a fragilidade dos cabelos. Contra indicação: sem referencias. Modo de usar: 50Gr da planta para um litro de água; ferver e banhar ou aplicar compressa na região afetada várias vezes ao dia. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed 128p. O Naturalista 1998

ERVA DOCE – melhora a digestão, combate cólicas de ventre e gases do estômago. Modo de Usar: ferver uma colher de sopa de sementes em meio litro de água, tomando até seis xícaras ao dia. Contra indicação: Sem referencias. Fonte: Cultura popular

ERVA LAGARTO (ERVA DE BUGRE) -Depurativo do sangue. Hidropisia. Moléstias da pele e sífilis.

ERVA-CIDREIRA, MELISSA – Veja também a palavra "Capim-cidreira". Doenças do estômago, nervos insônia, dores, desmaios, palpitações do coração, resfriados, contra gases; folhas secas colocadas sobre as pálpebras aliviam a dor.

ERVA-DE–PASSARINHO – As folhas e flores contra: diabetess, histeria, hemorragias, feridas (lavar), pneumonia, arteriosclerose, asma, doenças da pela, frieiras, úlceras e moléstias uterinas. Remédio para baixar a pressão do sangue. Exerce ação tônica-sedativa sobre o coração e é eficiente na idade crítica, transtornos nervosos das mulheres e mesmo em casos de câncer. Iniciar com dose fraca.

ERVA-DE-SANTA-MARIA OU ERVA-DE-BICHA – 40 espécies. Poderoso vermífugo, 1 colher de semente ou feito chá por dose, ou chá das folhas em jejum; combate doenças nervosas, hemorróidas, varizes, dores, indigestão; o suco (duas colheres) cura manchas dos pulmões, facilita menstruações; toma-se ao fraturar ossos. Contra vermes, toma-se 2 dias seguidos de manhã ou à noite. É eficaz na angina do peito, palpitações do coração, má circulação, sono agitado, zumbido nos ouvidos.

ERVA-MATE – O chimarrão reanima as forças corporais, estimulante do cérebro, resistência a fadiga, ativa a circulação. Mate cozido é bom para lavar feridas, desinfetante, contra insônia, sudorífera, efeito bom para o fígado e os rins. Contém cafeína, por isso, vicia e, tomando demais, ataca os nervos.

Escaras:calêndula

Esgotamento físico: catuaba, majerone

Esgotamento mental: alecrim do campo, ginseng

Espasmos: alfavaca, capim limão, cordão de frade, mentrasto

ESPINHEIRA SANTA ( maytenus aquifoliun ) tambem conhecida como espinheira santa, possui propriedades: tonificante, ante-ulcera, diurética, cicatrizante ante séptica e laxativa.Combate: problemas estomacais, hiperacidez, acalma as dores de úlceras e evita a fermentação estomacal e formação de gases.Partes usadas: Folhas.Modo de usar: banhos como cicatrizante das doenças de pele, acne, eczema e herpes.Como Contra indicação: nos primeiros meses de gestação e uso durante a lactação. Ulcerações do estômago, doenças da pele, feridas, desinfetante, cicatrizante, bom para os rins, acalma dores, neutraliza o ácido, remédio de grande valor. Indicada para corrigir os viciados em álcool, 1 litro por dia 3 semanas seguidas. Diminui o leite materno em mulheres que amamentam.

Estafa: catuaba

Estancar sangue veja hemostático

Estimulante circulatório: jaborandi; caêndula

Estimulante geral: abacate, alecrim , erva de bicho

Estimulante: alecrim do campo, alfavaca, catuaba,

Estimulante: marapuama, guaraná

Estomago: alfavaca ,pata de vaca , capim limão , jurubeba , macaé , carqueja, cordão de frade - erva cidreira, lípia , anis

Estomatite: alfavaca, tanchagem , malva, ipê roxo, carqueja, macaé, macela, tanchagem, urucu

Estomatite: inflamações na boca

Estreptocócicos: calêndula

Estresse: capim limão

Estrias- ginseng

EUCALIPTUS – Antiespasmódico. Nevrites, combate as febres, gripes, diabetes, bronquite, asma, gangrena pulmonar, males da bexiga, dor das cadeiras, reumatismo em fricções. Mascar suas folhas alivia a dor e inflamação da garganta. É anti-séptica.

Excitante: calendula

Expectorante: agrião, calendula , erva cidreira ,embaúba, eucaliptos, gengibre, guaco tanchagem , umbaúba , urucu

Fadiga cerebral: stévia

Falta de apetite: veja aperiente

Faringite: alfavaca , salvia , tanchagem

Febre intermitente: jurubeba , tanchagem

Febre: alfavaca, canela , capim limão , carqueja , cordão de frade , macaé , mentrasto ,tanchagem

Febre: capim limão

FEDEGOSO - purgante e emanogoga (não deve ser consumido por mulheres grávidas)

Feridas e chagas : calendula

Feridas: arruda, babosa, calendula , carqueja espinheira santa , sálvia,

Feridas: calêndula, ginseng, mil folhas

Ferimentos abertos: calêndula

Figado - jurubeba

Fígado: alfazema , alecrim , carqueja, jurubeba, chapéu de couro, jurubeba , boldo, mil folhas, erva cidreira, malva

Fissura de mama: calêndula

Flatulência: alfavaca, alfazema, erva cidreira, espinheira santa, hortelã, mentrasto, poejo, sálvia,

Foliculite: calêndula

Fraqueza geral: catuaba

Fraqueza intestinal: carqueja

Fraqueza- mil folhas

FUNCHO ( Foeniculun vulgare ) possui propriedades: analgésico, aperiente e tônico geral. Combate principalmente menstruação excessiva; dores musculares e reumáticas, falta de apetite, bronquite, tosse, distúrbios urinários e digestivos, estimula a secreção do leite materno e elimina gases. Modo de usar: duas colheres de sopa do pó da planta ou sementes para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. **Fontes: Memento Terapêutico Fitoterápico – Prefeitura Municipal de Ipatinga 21p.

Fungicida: calêndula

Furúnculo: alho, bardana, malva, tanchagem

Garganta: alfavaca, alho, malva, sálvia

Gases - alfavaca , capim limão - erva cidreira , malva , tanchagem , abacate, camomila, capim limão , funcho , mentrasto

Gastrite: confrei, goiabeira,

Gastroenterite - macaé

Gengivite - malva , sálvia, tanchagem

GERGELIM – Planta asiática, aclimatada no Brasil. As sementes torradas servem para fazer bolos de agradável sabor. O óleo de gergelim é de elevado poder nutritivo, tônico nervino, consumido no mundo inteiro como alimento. Para as mulheres tem efeitos abortivos e em geral é laxativo. Tem ação afrodisíaca. O seu óleo raramente fica rançoso. Aplica-se nas dores reumáticas e tumores. Ainda é recomendado nas queimaduras, dor de ouvido e clisteres.

GERVÃO – Dores do fígado e estômago, febres, prisão de ventre; diurético; lavar a cabeça com o cozimento, facilita a menstruação, tônico estimulante; o suco com sal aplica-se sobre tumores e furúnculos.

GINKGO (Ginkgo biloba): Controla o colesterol, dilata os vasos sanguíneos melhorando a circulação, prevenindo varizes trombose, arteriosclerose e problemas circulatórios de forma geral; ativa as funções de memória e concentração; melhora o desempenho físico e intelectual; estabiliza os radicais livres, reduzindo a velocidade do envelhecimento da pele; aumenta a resistência do sistema imunológico; controla secreções, destrói fungos e bactérias. Combate principalmente: cansaço, fadiga, depressão, dificuldade de raciocínio e concentração; diabetes, aids, impotência sexual, doenças vasculares, transtornos de memória, sonolência, cansaço, fadiga, mal de Raynald, arteriosclerose, colesterol alto, edema cerebral, labirintite; doenças da retina, sendo ainda preventivo contra infarto. Modo de usar: Uma colher das de café misturada ás refeições ou sucos até 3 vezes ao dia. Nota: Não existe relato de contra indicações ou efeitos colaterais. (Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas... 3 Ed. O Naturalista 1998).

Ginko, fáfia, catuaba, erva de bicho

GINSENG – ( Pfaffia paniculata ) tônico geral, aumenta a força muscular, a memória, o apetite sexual, as defesas do organismo, a regeneração das células e reduz os níveis de colesterol. Combate: artrite, artrose, ansiedade, inflamações, tumores, colesterol alto, feridas, chagas, labirintite, imunodeficiência, efeitos da menopausa. Partes usadas: raiz. Contra indicação : sem referencias. Modo de usar: 5 gramas da raiz para meio litro de água, tomar até duas xícaras ao dia ou uma colher das chá do pó da planta até tres vezes ao dia. Fontes: Franco, Lelington L. As 50 Plantas Medicinais .. 3 Ed ..139,140p. ; A Gondola ( Informativo 2003).

Glicose alta: ver diabetes

GOIABA- Anti-diarréico. Anti-disentérico, catarros gastro- intestinais, diarréias infantis e tuberculose.

Gonorréia: abajeru

Gota: carqueja, chapéu de couro, guaco, sassafras

Gota: veja gota – ácido úrico

Gripe pulmonar: assa-peixe

GUAÇATONGA ( Cascária sylvestris) Arvore originária da américa tropical, encontrada praticamente em todo o Brasil; Constituintes quimicos: saponina, tanino, óleo essencial e antocianosídeo.Propriedades: cicatrizante tópico, antisséptico; antimicrobiana; estomáquica e depurativa; anti-térmica, anti-microbiana; eupépica; estomáquica, ati-herpética; anestesiante e hemostática; Indicações: Afta; sapinho, herps, eczemas; úlcera gástrica; puridos, picadas de insetos e obesidade. Modo de usar: como cicatrizante: 10 gramas de folhas para 200 ml de água ferver ; deixar esfriar, coar e aplicar nos ferimentos diversas vezes ao dia; Fonte: As sensacionais 50 Plantas Medicinais Campeãs de Poder Curativo; Lelington Lobo Franco Volume I; 3 Edição; 155, 156p. Editora Editora O Naturista 1998.

GUACO ( Mikania glomerata ) tambem conhecido como erva de cobra, cipó catinga e coração de Jesus, possui propriedades: béquica, expectorante, anteséptico das vias respiratórias, antiinflamatória, analgésica, anteasmática, atereumática, diurética, cicatrizante, antebiótica, broncodilatadora e anteofídica; Combate: reumatismo, gota, gripe, tosse, rouquidão, bronquite, pedra nos rins, veneno de cobra, picada de insetos, artrite e nevralgia. Contra indicação - menores de um ano e mulheres em período menstrual; Parte usada: Folhas. Modo de Usar: Tosse e bronquite: ferver seis folhas em um litro de água, coar; misturar suco de limão e uma colher de mel; tomar um cálice 4 vezez ao dia; Reumatismo: Friccionar o suco da planta fresca ou o chá nas partes doloridas;

GUANDU, ERVILHA-DE-SETE-ANOS, FEIJÃO-ANDU, FEIJÃO-DE-ÁRVORE – O chá de suas folhas, 25 a 30 folhas por litro, indicado como depurativo do sangue, diurético, contra tosse, inflamações da garganta, dor de dente e curar úlceras. A raiz é benéfica na clorose e males do fígado. A planta toda, sobretudo a semente, é altamente nutritiva, rica em proteínas, ferro e cálcio.

GUARANÁ – ( Paullinea cupana ) possui propriedades: estimulante do sistema nervoso central, vasodilatadora coronariana, diurética e estimulante respiratória.Combate principalmente: fadiga, fraqueza muscular, edemas, angina, dor de cabeça , dor nos nervos, diarréia, hemorragias, arteriosclerose, urina solta, alem de estimular a atividade mental e sexual. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: uma colher ( de chá) do pó da semente, tomar até 3 vezes ao dia misturado a alimentos. ou sucos. Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica 123p. Editora Ateneu 2003 A Gôndola ( Informativo 2003)

GUARANÁ – Excita o coração, contra nevralgias, diarréias, hemorragias, desinfetante intestinal, previne arteriosclerose. Remédio para quem urina na cama. Puro, contém muita cafeína.

Hematomas

Hemorragia : guaraná

Hemorragia na boca: cavalinha

Hemorragia nasal: barbatmão, cavalinha

Hemorragia no reto: cavalinha

Hemorragia: arnica, jambolão, erva de bicho ,assa-peixe

Hemorróidas – erva de bicho, calêndula , tanchagem , ipê roxo, ginseng , melão de são caetano, arruda, assa-peixe, babosa, camomila, maracujá, mil folhas, picão, tanchagem

Hepatite: agrião, alecrim, carqueja, picão, quebra-pedra

Herpes: guaçatonga, unha de gato (uncária tomentosa)

Hidropisia: jurubeba

Hipéricun – Anti-depressivo nos casos de depressão leve e moderada.

Histerismo: Camomila

HORTELÃ – Refrescante, estimulante, expectorante. Existem 25 espécies. Estimulante, tônica, digestiva, prisão de ventre, vermes, calmante e contra reumatismo; com o bagaço, limpa-se feridas.

Imunodeficiencia- veja AIDS

Inchaço vaginal: calêndula

Inchaço/pús interno - jurubeba

Infecções das vias respiratórias: cordão de frade

Infecções: capim limão calêndula , macela

Inflações na boca: alfavaca, malva

Inflamação vaginal: calêndula

Inflamações das mucosas respiratórias - umbaúba , assa-peixe

Inflamações das vias urinárias : alfavaca chapéu de couro , erva de bicho , carqueja, eucaliptos , tanchagem, mentrasto , cavalinha.

Inflamações das vias urinárias Carqueja

Inflamações: calêndula, camomila, tanchagem, erva de bicho, macela, mentrasto , ginseng

Inhame - Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de energia. Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina).

Inlamações:

Insônia

Insônia: alfavaca , capim limão , erva cidreira, lípia , hortelã, maracujá, picão, poejo, majerone

Insulina: carqueja

IPÊ ROXO ( Tbebuia ipetiginosa) possui propriedades anticancerígena, imunoestimulante, antitumoral, antiinflamatória e antioxidante. Combate principalmente: Câncer de próstata, envelhecimento precoce, processos inflamatórios, AIDS. Modo de usar: Cha da planta várias vezes ao dia, tendo-se como referencia de 6 a copos. Contra indicação : sem referencias. ** Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998. Segundo o costume popular: é controla secreções; o cozimento das cascas combate estomatites, nevralgias, sífilis, cancro, úlceras, reumatismo, diabetes (contêm insulina), pedras vesicais, inchaços dos pés, elimina toxinas, aumenta os glóbulos vermelhos , doenças de pele, impigens; famoso depurativo do sangue.

JABORANDI - O jaborandi é um dos melhores sudoríferos conhecidos, a transpiração é abundante como a salivação também. É um bom remédio contra gripe, laringite, bronquite, edema pulmonar, caxumba. Externamente é um tônico dos cabelos, usa-se uma tintura alcoólica. Com a decocção da planta toda banham-se as pernas paralisadas, é um bom estimulante circulatório

JAMBOLÃO -Anti-diabético, disenteria, hemorragia e corrimento vaginal. Diurético.

JASMIM – Diurético, estimulante, combate a falta de ar; flores dão xarope em gargarejos, inflamações das amídalas, doenças do útero, ovários e em lavagens vaginais.

JURUBEBA possui propriedades tônica, estomáquica, diurética, colagoga, emenagoga e protetora hepática, aperiente, digestiva e suas folhas usadas externamente são cicatrizantes.Combate: problemas do estômago, fígado e baço, febres intermitentes, abcessos internos tumores no útero e abdome, hidropisia, erisipela Contra indicação: Doses elevadas ou prolongadas podem causar intoxicação. Uso interno: Uuma colher de sopa para um litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia Externamente: mesma proporção para lavar as feridas. No caso da conserva em vinho, pode-se usar de uma dois frutos a cada refeição ou tomar uma colher das de sopa, do seu vinho.

Labirintite- ginseng

LARANJA - Aromática estimulante estomacal e digestivo. Usado como sedativo

Laxante leve : babosa, cáscara sagrada, carqueja, linhaça, fedegoso

Leite (aumento) : alfavaca anis, erva cidreira ,hortelã, funcho

Leocemia- ginseng

Leucorréia – ver corrimento

LINHAÇA combate o ressecamento intestinal, efeitos de TPM e menopausa; combate ainda a depressão, a osteoporose e a obesidade; previne contra as doenças do coração, das veias, dos rins, prevenindo ainda o câncer de mama, próstata e pâncreas. Fonte: revista Hands numero 2 março de 2000. Modo de usar: uma colherinha das de chá ou dois gramas misturada aos alimentos uma vez ao dia. Nota: Contra indicado o uso por mulheres grávidas, lactantes, hemofílicos e pessoas que estejam tomando medicação anticoagulante.

Lumbargo: capim limão

Má digestão

MACAÉ - O Macaé ( Leonrus sibiricus ) tambem conhecido como: Páu-para-tudo, joão magro, marroio mané magro, lavantina e outros , possui propriedades: ante-espasmódica, sedativa, estomáquica, febrífuga e ante-reumática . Combate: Ausencia de menstruação, deficiencia das secreções estomacais, gastroenterite, bronquite, coqueluche e vômito. Partes usadas: folhas, talos e flores. Inconveniente: sem registros. Modo de usar: 20 gramas da planta em uma vasilha de vidro, plástico ou louça; despejar meio litro de água quente, deixando repousar de 10 a 20 minutos; coar e tomar até 3 xícaras ao dia. Para reumatismo, usar a mesma medida, massageando a parte afetada.
Fontes: Formulário de prescrição Fitoterápica - Carlos C.J.A Editora Ateneu - 2003 34p.
Plantas Medicinais - Ernane R.M et Al UFV1995 110p.

MACELA – ( achirocline satureioides ) tambem conhecida como carrapichinho de agulha, camomila brasileira, macelinha do campo e macela do campo, possui propriedades: antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica estomáquica e calmante. Combate principalmente: dor de cabeça, insônia, inflamações, problemas digestivos. O Cheiro exalado pelas flores desta planta possui ação calmante e indutora do sono. Segundo o costume popular, combate: Indigestões, males do estômago, falta de apetite, epilepsias, perturbações gástricas como disenterias e diarréias; diminui a taxa de colesterol. reduzida á pó e espalhada sobre o pelo de animais domésticos, mata as pulgas; deixada no local onde eles dormem atua como repelente de pulgas; Usando-se como arranjo de flores em ambientes fechados, acalma os ânimos das pessoas que permanecem em seu interior; usada no enchimento de travesseiros nas primeiras noites de uso, a pessoa é tomada por uma série de sonhos ( normalmente bons) e depois entra em sono normal e profundo. Indicada nesta forma para rece-nascidos, idosos, pessoas com problemas de insônia, cansaço físico, estresse ou nervosas. Em razão de ser um tônico amargo, sob a forma de chá é conveniente ser consumida sem ser adoçada. Fontes: ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995 e Cultura Popular

Machucaduras

MALVA – segundo o costume popular, é calmante dos nervos, reduz a taxa de açúcar do sangue, combate: doenças de pele, tosse, faringite, estomatite, falta de irrigação vaginal, inflamações dos ouvidos e das pálpebras, dor de dente, dores em geral, inflamações do estômago dos olhos , da boca das gengivas, da garganta, dos intestinos, da bexiga, dos rins, da pele; inflamações da vagina Usada em lavagens) , banhos nas inchações das pernas, faz emagrecer sem prejudicar o coração (tomar 30 a 40 dias). Contra indicação: sem referencias. Modo de Usar: Uma colher de sopa das folhas para meio litro de água. Despejar a água quente sobre as folhas e deixar descansar por meia hora. Tomar até seis xícaras dia.

Mancha senil

MANJERICÃO – Possui propriedades: estimulante, digestiva, anteespasmódica, gástrica, galactagoga, béquica, ati-reumática anti-séptica, eliminador de gases e tônica. Combate principalmente: fraquesa, frieira, males do estômago, reumatismo, espasmos e aumenta o leite materno sendo ainda preventivo de Dengue,. Contra indicações: Sem referencias. Modo de usar: Sumo das folhas para frieira, passar no local 3 vezes ao dia; chá das folhas, uma xícara de ( de cafezinho) da planta para meio litro de água, tomar uma xícara a de 3 em 3 horas. O chá da planta combate tombadeira em sementeiras e as larvas do Aedis aegypti.**Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

MANJERONA – Indicada nas fraquezas musculares e dos nervos, combate resfriados, cólicas intestinais, males do estômago, insônia, incontinência dos instintos sexuais; reumatismo; o excesso prejudica o sistema nervoso das crianças e provoca sono artificial.

MARACUJÁ ( passiflora eduli ) Calmante, sonífero, vermífugo, hipotensor. Combate: insônia, nervosismo, inquietação, irritação, tosse e hipertensão arterial. Contra indicação: hipotensos; em doses elevadas provoca intoxicação; deve ser usado preferencialmente a noite. Modo de usar: Uma colher de chá do pó das folhas para uma xícara de chá de água fervente. Tomar até duas xícaras ao dia. Crianças: uma xícara ao dia. Fonte: Cultura popular.

MARAPUAMA – Tônico dos nervos e dos músculos; disenteria, reumatismo, paralisia, cólica menstrual, na impotência sexual.

MELÃO DE SÃO CAETANO (Mormodica Charantia) também conhecido como fruto de cobra, fruto de negro, erva de são Caetano, erva de são Vicente, melãozinho e erva de lavadeira, possui propriedades: purgativa, febrífuga, antileucorréica, anticatarral e anti-reumática. Combate Hepatite, diabetes, cólicas abdominais, corrimento, menstruação difícil, doenças do fígado, diabetes, problemas e externamente combate problemas de pele, queimaduras e hemorróidas. Modo de usar 10 gramas de folhas secas para um litro de água em infusão no combate a leucorréia e menstruação difícil; Sumo das folhas em óleo de amêndoa contra queimaduras; para Diabetes 2,5 gramas de folhas secas em um quarto de litro de água fria aquecer e deixar ferver por um minuto; deixar repousar por dez minutos tomar meio copo pela manha e meio copo antes do jantar. ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

MELISSA - Doenças gástrica e nervosas, debilidade geral e dores de cabeça.

Melissa - Fonte: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Memória – ginseng

Menopausa: camomila, fáfia, linhaça, maracujá , mentrasto, ginseng

Menstruação ( ausência) : abacate, agrião, alecrim, alfazema, arruda, erva cidreira, macaé , poejo, sálvia, milfolhas ,macaé, milihome, anis, fedegoso macela, jurubeba - calêndula

Menstruação ( regulador ) Alfazema

Menstruação (cólica ) : alecrim, alfavaca, arruda, camomila, capim limão, calêndula marapuama , mentrasto, mil folhas, poejo, sálvia, marapuama

Menstruação difícil: melão de são caetano, camomila

Menstruação irregular: anis, poejo

Micose - A micose de unha, como qualquer micose é provocada por fungos.

Micose: arruda, picão

MIL FOLHAS ( achillea millefoliun ) Usada desde a Grécia antiga, também conhecida como : novalgina, mil-em-rama, milfolhada, milefólio e erva de carpinteiro, possui propriedades: adstringente, ante-espasmódica, anti-hemorrágica, estomáquica , expectorante, anti-inflamatória, hepática, controla secreções, cicatrizante, carminartiva, diurética, tônica, emenagoga, eupépca, estimulante do mecanismo epitelial, expectorante, ante-hemorrágica, hemostática, humectante, colératica, tonica da circulação sanguínea. Combate principalmente: Distúrbios digestivos, úlceras internas, varizes, ausencia de menstruação, celulite, hemorróidas, entorse, reumatismo, artrite, queda de cabelo, trombose, doenças de pele gastrite, cólica menstrual, gases do estômago e intestino, hemorragia nasal, doenças urinárias, doenças hepáticas e pulmonares, queimaduras, varizes trombose cerebral e crise hemorroidal; e dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação; normaliza e dilata as veias e tecidos subcutâneos da perna , revigora o organismo,. Contra indicações: não deve ser usada durante a amamentação, hemofílicos e pessoas que estejam tomando medicação anticoagulante. Modo de usar: 10 gramas das folhas para meio litro de água (duas colheres do pó da planta seca), tomar até 5 xícaras ao dia para problemas menstruais, hepáticos e expectoração. Banho ou compressa no uso externo para feridas e úlceras; Para varizes, tomar o chá e realizar compressas **Fontes: Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998 183,184 e 185p. Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais 151p. Universidade Federal de Viçosa 1995.

Náuseas: arruda

Nervos : marapuama : guaraná

Nervosismo

Nervosismo: alcachofra, alfavaca, capim limão, erva cidreira, maracujá

Nervosismo: alfavaca; capim limão , erva de santa maria , macela, maracujá, camomila

Neurastenia: catuaba

Nevralgia: guaraná

Nevralgias

NÓ-DE-CACHORRO - (Heteropteris aphrodisiaca) Tonico das funções sexuais, regula as funções do organismo, combate sinais de envelhecimento e a formação de rugas. Contra indicações sem referencias. Modo de usar: uma colherinha das café do pó da planta misturada a alimentos até 3 vezes ao dia. Fonte: http://www.unifesp.br

NÓ-DE-CACHORRO (Heteropteris aphrodisiaca) combate sinais de envelhecimento e formação de rugas; regula as funções do organismo como um todo e tônico da função sexual. Contra indicações sem referencias. Modo de usar: uma colherinha das café do pó da planta misturada a alimentos até 3 vezes ao dia. Fonte: http://www.unifesp.br

Nota: Neste caso seria interessante conseguir de 20 a 30 gramas de calendula, deixar em banho Maria por duas horas em vaselina líquida, deixar descansar dois dias e depois coar e usar o óleo medicinal no local afetado. Pode-se ingerir também meia colherinha de cafezinho, adicionada á alimentação, para complementar o tratamento.

NOZ-MOSCADA – Digestiva, estimulante, contra gases; elabora-se um ungüento contra o reumatismo. Temperar sopa e em fricções em casos de dores e de gota.

Obesidade: , cáscara sagrada, chapéu de couro, malva, guaçatonga, panacéia

Os fungos a exemplo da candidiáse, vivem em ambientes úmidos e ácidos.

Ossos: cavalinha

Osteoporose: confrei, linhaça

Ovários doenças : camomila, unha de gato, uxi amarelo

PACOVÁ -Anti- helmíntica, moléstias reumáticas e anti-dispéptica.

PANACÉIA – Possui propriedades: desobstruente do fígado, sudorífica, diurética e depurativa. Combate principalmente : Taquicardia, moléstias de pele e reumatismo. Partes usadas: flores e flores. Contra indicações: sem referencias . Modo de usar: chá das folhas e flores. O Chá das folhas torradas substituem o chá da índia e é calmmante do coração. Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.

Pancreas: carqueja , pata de vaca ,

PAPOULA – Sementes comidas com pão conciliam o sono; calmante; contra tosse, asma, alivia as dores mesmo do câncer; as cabeças do fruto são narcóticas; do leite se extrai o ópio.

Paralisia

Paralisia: marapuama

PATA DE VACA (bauhinea fortificata) possui propriedades: hipoglicemiante, vasocostritora, hemostática, diurética, estimulante cardíaco, analgésica, antiinflamatória; antidiarréica. Combate principalmente: Diabetes Mélius II, insuficiência cardíaca conjestiva, trombose, inchaço, reumatismo, colesterol alto, processos inflamatórios e alérgicos, distúrbios da circulação periférica, controla secreções, impede o desenvolvimento de microorganismos, elefantíase, pressão alta, parasitas do intestino, ameba, vermes, problemas do aparelho urinário. Restrições : gestantes e pessoas com problemas cardíacos devem fazer o uso sob orientação médica, em razão do princípio cardiotônico. Partes usadas: Folhas, flores, casca e raiz. Contra indicações: sem referencias. Modo de usar: Uma folha da planta para cada xícara de água; tomar três xícaras ao dia. Fonte: Franco Lelington LL – As Sensacionais 50 Plantas Medicinais – Ed O Naturista 1998 187,188p. Informativo laboratório Kutelak.

PAU PEREIRA - Tonico, atonias digestivas falta de apetite, e anti-febril.

Pedra nos rins: assa-peixe , pata de vaca ,

PEDRA UME KAA - Diabetess.

Pele ressecada: : ginseng, calendula

Pele: calêndula, chapéu de couro, camomila ,melão de são caetano, mil folhas

Picada de insetos :calêndula, urucu

PIMENTA MALAGUETA : Antes de ser considerada como um mero condimento, a pimenta malagueta, sendo um fruto vermelho, atua como afrodisíaco masculino, alem de combater o mau humor e o envelhecimento. A pimenta age nas células nervosas da boca, causando a sensação de ardência, induzindo o organismo a aumentar a produção de endorfina , hormônio responsável pela sensação de bem estar, o que ajuda a explicar o bom humor do nordestino. A concentração de vitaminas A e C, atua sobre os radicais livres, agindo como retardante do envelhecimento.Ao aumentar a salivação, provoca melhoria na digestão.Como Contra indicações: s, recomenda-se que portadores de hemorróidas tenham cautela no seu consumo. Modo de usar: A gosto.

PIMENTA-DO-REINO – Estimulante forte, tônica; sudorífera; doenças do estômago e febres, em gargarejos junto com limão é contra a inflamação das amídalas.

PITANGA - Calmante. Chá contra as febres

Pode-se tambem aplicar uma pomada á base de nistatina ( encontrada em qualquer farmácia)

Poejo

Pressão alta

Pressão Alta

Pressão alta: alecrim, alho, capim limão , embaúba, erva de bicho, maracujá

Primeiro: Reduzir acidez do local, o que pode ser feito com um banho de uma solução básica ( agua sanitaria diluída em água) deixe de molho cerca de dez minutos e depois lave bem; isto bastará para matar os fungos.

Prisão de ventre: alfavaca , urucu, linhaça

Problemas das vias urinárias

Problemas digestivos

Pulmão : mil folhas, cavalinha

Pulmões:

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

Quando as cascas dos ovos estiverem moles adicione um copo de vinho branco e uma lata de leite condensado.

QUEBRA-PEDRA – elimina catarros vesicais, cálculos do fígado, areia dos rins e da bexiga, alivia as dores de cadeira e das juntas e a hidropisia. Combate dor de barriga, azia, prostratite. Chá das folhas e das sementes é indicado contra diabetess.

Queda de cabelo

Queda de cabelo- mil folhas

Queimadura de sol

Queimaduras - melão de são Caetano, mil folhas, calêndula

Raciocínio ( dificuldade) catuaba, erva de bicho :

Regeneradora

Resfriado: mentrasto, manjerona

Respiração ( estimulante) : guaraná

Respiração : cordão de frade, urucu, alecrim, alfavaca

Reumatismo no sangue: veja gota – ácido úrico

Reumatismo: alfazema, arnica, camomila, capim limão , carqueja , chapéu de couro cordão de frade , carobinha , boldo, erva de bicho, eucaliptos, guaco, mentrasto, macaé; mil folhas, poejo, manjerona, marapuama, ginseng

Rins: capim limão, carqueja cavalinha

ROMÃ - Usado como vermífugo, especialmente nas solitárias, doenças da garganta e hemorragias.

ROSA BRANCA – O chá é usado como laxante leve, normalmente para crianças com problemas de ressecamento intestinal. Fonte: Cultura popular

Rouquidão

SABUGUEIRO - Resfriados, anginas, gripes bronquites e sudorífero.

SALSA – Rica em vitaminas, sais minerais e ferro; combate fraqueza, anemia e problemas nervosos; melhora o apetite; ativa as funções de memória, favorece a digestão, Seu chá combate as febres da primavera e outono, o amarelão, a retenção da urina, a obesidade; provoca suor, gases intestinais, inchaços de fígado, estimula as contrações uterinas. O suco tomado em leite acalma a asma, levanta o espírito após a embriaguez. Externamente, se usa em cataplasmas ou compressas para curar úlceras, mesmo cancerosas, chagas rebeldes, machucaduras, pancadas, contusões. Partes usadas: Folhas e raízes . Modo de usar: Contra a dor de dente (colocam-se folhas esmagadas com um pouco de sal no ouvido do lado em que dói o dente); Para estancar hemorragia nasal usa-se uma bolinha posta na narina onde está a hemorragia. Fonte : Cultura popular.

SÁLVIA possui propriedades: antiabortiva; reguladora da tensão arterial, tônica, digestiva, eliminador de gases, estimulante, hipoglicemiante,, ante-sudorífica, ante-séptica, controla secreções, dermo-purificante, ante-caspa, antioxidante, e aromática. Chá das folhas, tomado quente combate: gripes, resfriados, febres, aborto involuntário, problemas de útero e ovário; doenças gástricas, febre, gases intestinais, debilidade cardíaca e sexual; indisposição e debilidade do estômago, vômito após as refeições dor de cabeça digestiva; problemas digestivos, cólicas menstruais, deficiências cardíacas, debilidade sexual, gases intestinais, dor nos membros; estimulante dos nervos; aumenta a capacidade intelectual; fortalece o útero, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabetes; esfregando suas folhas nos dentes promove o clareamento destes e fortalece as gengivas;. Partes usadas: folhas e ramos. Contra indicações: : não deve ser usada no primeiro trimestre da gestação nem durante a lactação. Fumando as folhas secas, alivia a tosse asmática ; com seu suco, fabricam-se pomadas que se aplicam em úlceras, feridas, varizes e toda classe de paralisias. Fonte Cultura popular

Seborréia calêndula

Secreção branca de vagina ou útero: ver corrimento

Seio / fissura no: alfavaca, calêndula, tanchagem

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

Seis óvos caipira galados, lavar bem e colocar em uma vasilha de vidro ou louça e cobri-los com suco de limão ( qualquer tipo de limão)

SENE – Possui propriedades purgativas, laxativas, depurativas e febrífugas, tomando-se o chá das folhas. Uma colher de suco das folhas, tomada três vezes ao dia, ajuda a eliminar as manchas do corpo. É planta abortiva. Seu uso forte não é recomendado na gravidez.

SETE-SANGRIAS – Existem 14 espécies. Não confundir com a árvore sete-sangrias. Sete-sangrias é usada contra febres, moléstias venéreas, sífilis; sudorífera; diurética, faz baixar pouco a pouco a pressão alta, combate o colesterol, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração, depurativa do sangue, limpa os intestinos e rins, eficiente contra diarréia e reumatismo.

Sífilis: carobinha

Sinusite: eucaliptos; macela, mastruço, buchinha

SOJA - É aproveitada com alimento, seja como óleo, leite, queijo, farinha; entra em muitas receitas culinárias e de rações para animais. Recomendada para os fracos, diabéticos, doenças de pele,

Sono agitado: catuaba

STÉVIA ( stévia rebaldiana ) – Adoçante 300 vezes mais doce do que o açúcar de cana, não provoca cárie, não engorda e pode ser utilizada pelas pessoas portadoras de diabetes e obesas. Combate principalmente: a hipertensão, a fadiga e o estado de depressão. Atua como tônico cardíaco; estimulante das funções cerebrais; coadjuvante no tratamento de diabetes e obesidade. Ainda sem comprovação científica, mas segundo os costumes indígenas, ela é usada como preventivo contra gravidez em algumas destas comunidades. Partes usadas: folhas e hastes. Contra indicações: sem registros. Modo de usar: como chá 2 xícaras de cafezinho em meio litro de água ( deixar repousar ) tomar de 6 a 8 xícaras ao dia; como adoçante, acrescentar a mesma quantidade de stévia á quantidade indicada da outra erva que se pretende fazer o chá ( em vasilha que não seja de metal) ; despejar água quente, tampar, deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar segundo a indicação do chá específico. Fonte: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995.122,123p.

Sudorífico: alfavaca - capim limão. Calêndula , cordão de frade

Tabagismo :calêndula

TANCHAGEM possui propriedades : ante inflamatória, depurativa, cicatrizante, diurética, expectorante, bactericida, controla secreções e antediarreica. Combate: Bronquite, asma, Inflamações, problemas das vias respiratórias, do estômago do fígado dos rins , abcessos internos, tumores.Parte usada: Aérea. Contra indicações: : Sem registros .Modo de Usar:Uso interno: 5 gramas ( uma colher de sopa ) para meio litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras ao dia ou gargarejo.Externamente usar a mesma proporção e lavar as feridas com a infusão.

TANSAGEM, TANCHAGEM, CINCO-NERVOS – Existem 12 espécies. Na Índia, é uma das ervas mais usadas pelas suas propriedades medicinais. É controla secreções, combate qualquer inflamação dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, das garganta, das amídalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Externamente, se usa o suco das folhas ou o cozimento para curar feridas, doenças de pele, crosta na cabeça, infecção vaginal, nevralgias das mamas, câncer dos seios, úlceras, câncer interno; cataplasmas com as folhas e com farinha. Benéfica na incontinência da urina. Uma colher de sopa de semente serve como especial remédio contra diarréia, cólica infantil, febres intestinais, gripes, apendicite crônica, inflamações nos ovários e bexiga, hemorróidas. As raízes são tônicas. Os fumantes têm nela, tomando bastante chá, um desintoxicante da nicotina e remédio para vencer o seu vício. Combate ainda a tosse, a asma e a tuberculose. Sua pomada é bem eficiente para curar feridas.

TARUMÃ, CINCO-FOLHAS – É um dos melhores depurativos do sangue, diurético, sangue grosso, sangue agitado, crianças que babam (chá), combate pressão alta; a raiz é tônica, febrífuga, contra inflamações da bexiga e do útero de diversas doenças da pele. As frutas são comestíveis e para as mesmas doenças. As mulheres, na idade crítica, encontram nele favorável solução.

Tênia: carqueja

Tensão muscular: capim limão

Tensão pré menstrual- mil folhas, linhaça

Tônico geral. ( levanta defunto)

Tônico geral: cordão de frade, catuaba, marapuama, mentrasto, alfavaca erva de bicho , jurubeba , alfavaca cordão de frade , ginseng

Tônico sexual: fáfia, ginko, catuaba, marapuama, ginseng, nó de cachorro, guaraná

Tosse: alfazema, assa-peixe, anis, capim limão, cordão de frade , embaúba, espinheira santa, eucaliptos, guaco, malva, poejo, sálvia, tanchagem

Tranquilizante: capim limão, alfavaca erva de bicho, macaé

Traumatismo: arnica

Traumatismos

Triglicerídeos: alcachofra, alho

Trombose

Trombose- mil folhas

Tuberculose: cavalinha

Tumor no abdome: jurubeba

Tumor no útero: jurubeba

Tumores: jurubeba ,

Úlcera estomacal: calêndula, cavalinha

Úlcera no intestino: cavalinha

Úlceras: alecrim, calêndula, carqueja , erva de bicho, espinheira santa, guaçatonga, sálvia

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

Uma xícara de cafezinho, UMA VEZ ao dia ( não tome mais do que isto, pois é muito forte)

UMBAÚBA(cercópia palmata), também conhecida como: árvore de preguiça e imbaúba, possui propriedades: cardiotônica, balsâmica, diurética e expectorante. Combate principalmente tosse, bronquite, coqueluche e enfraquecimento do coração. Contra-indicações: sem referencias . Modo de usar: Chá das folhas na proporção de 5 gramas de folhas para cada meio litro de água. Tomar até 3 copos dia. ** Fontes: Enane R.M. Et Al. Plantas Medicinais, UFV1995; Franco L L As sensacionais 50 Plantas ... 3 Ed. O Naturalista 1998

Unha de gato : associado a Uchi amarelo, tem apresentado bons resultados nos casos de mioma uterino e dificuldade de engravidar

Urina redução ou falta : alfazema

Urina solta: cavalinha, guaraná

URUCU (Bixa orellana) repelente de insetos, antídoto contra ácido cianídrico e veneno de mandioca, expectorante, sensibiliza a pele para a fotocromificação, agindo como bronzeador; aumenta a resistência da pele contra os raios ultravioleta; atua como filtro solar; . Combate : prisão de ventre, hemorragias, doenças do coração, estômago respiratórias. ** Fontes: Carvalho José C. T. Formulário de Prescrição Fitoterápica Editora Ateneu 2003

Útero cólicas: mentrasto, alfavaca

Útero doenças: assa-peixe , camomila , jurubeba , tanchagem

Útero fortalecimento: calendula

Útero sangramento: cordão de frade

UXI AMARELO - A casca do uxi-amarelo é utilizada no tratamento de miomas. A unha-de-gato é considerada um poderoso anti-inflamatório natural, usado contra gripes e viroses. A erva fortalece o sistema imunológico e também é recurso no tratamento de tumores. Leve ao fogo 25 gramas de uxi amarelo em meio litro de água e deixe ferver bem ( cerca de meia hora); deixe descansar por cerca de meia hora, coe e tome todo o conteúdo pela manhã; ( pode-se fazer um litro com 50 gramas e tomar metade em dia e metade no outro) Leve ao fogo 25 gramas de unha de gato em meio litro de água e deixe ferver bem ( cerca de meia hora); deixe descansar por cerca de meia hora, coe e tome todo o conteúdo á tarde ; ( pode-se fazer um litro com 50 gramas e tomar metade em dia e metade no outro) Dos relatos 90% das mulheres que usaram os chás, engravidaram entre trinta a noventa dias após o início do tratamento. Não há registros de contra-indicações; qualquer mulher pode tomar, exceto se já estiver grávida . Fontes: http://maisvoce.globo.com/ ; http://redeglobo.globo.com/Globoreporter/ e www.altamiranet.com.br/uxi

VANILA, BAUNILHA – A vanila é uma orquídea que produz uma vagem que só depois de seca é aromática. A vanila artificial é que mais se usa em doces. Esta, natural, tem como propriedades ajudar a estimular o apetite, tonificar o estômago e os intestinos e sobretudo fluidificar a secreção biliar. O pó ou a tintura feita das vagens é uma delícia em bolos e doces.

Varicoses: erva de bicho

Varises

Varizes - calêndula , tanchagem , ipê roxo, arnica, mil folhas, erva de bicho, mil folhas

Vasoconstritor: erva de bicho,

Vasodilatador: calêndula, guaraná

Veneno de mandioca (antídoto) - urucu

Vermes: carqueja, maracujá, mastruço, poejo, erva de bicho

Vias respiratórias: alfavaca , cordão de frade

Você conseguirá tratar a micose de unha com o mesmo tipo de tratamento para o extermínio de qualquer fungo:

Vômito: erva cidreira, hortelã, macaé, calêndula.

ZIMBRO – As bagas são as partes mais usadas desta planta. Tem indicações tônicas, diuréticas, digestivas, anti-sépticas. Eficaz na dificuldade de urinar, na insuficiência renal crônica, contra cálculos renais, bronquite crônica, reumatismo, doenças de pele especialmente psoríase e eczema crônico (em forma de pomada). O óleo extraído das bagas atua em aplicações externas como linimento balsâmico. Com 20 g de bagas esmagadas prepara-se uma ilusão para 1 litro de água, recomenda-se t


Um comentário:

  1. muito bom,só faltou os nomes científicos das plantas
    Lelington
    lelington50@yahoo.com.br

    ResponderExcluir